Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Rioja
favoritos

Comunidade Autónoma da Espanha do Norte com a capital na cidade de Logronho (em espanhol Logroño). É constituída apenas pela província de Rioja. Faz fronteira com as seguintes Comunidades Autónomas: País Basco, Castela e Leão a norte, Navarra a nordeste e este, Castela e Leão a sul e a oeste.
Tem uma superfície de 5045 km2. A sua população absoluta é de 281 614 habitantes, o que equivale a 0,7% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 55,82 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Situada no vértice do vale ocidental do Ebro e rodeada pelas montanhas da Cordilheira Ibérica, Rioja apresenta uma grande variedade de paisagens, flora e fauna. A Reserva Nacional de "Caza de Cameros" é considerada Zona de Proteção Especial.
Na Rioja alta predomina o clima temperado marítimo; na zona oriental, plana, predomina o clima mediterrânico.
Ocupada pelos Romanos e Muçulmanos foi, na Idade Média, palco de lutas entre Navarra, Castela e Aragão. O seu desenvolvimento cultural deve-se em parte ao facto de se encontrar no caminho de Santiago. É de fazer uma referência especial a "Tierra de Cameros", por ser rica em tradições, história, gastronomia, para além da beleza das suas paisagens.
Esta pequena região é o núcleo vinícola mais importante de Espanha devido ao seu famoso vinho Rioja, um dos melhores do mundo.
Outros aspetos de interesse são as suas igrejas, conventos, castelos e praças. San Millán de la Congolla, onde estão localizados os mosteiros de influência românica e árabe, é considerado um lugar de grande interesse histórico.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Rioja na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$rioja [visualizado em 2025-06-17 19:09:29].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac