Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Robert Adam
favoritos

Arquiteto escocês, Robert Adam, filho de William Adam, um famoso arquiteto de Edimburgo, nasceu em 1728, em Kirkcaldy na Escócia, e morreu em 1792, em Londres. Estudou nesta cidade mas cedo abandona os estudos e viaja com o seu irmão James (1730- 1794) para França, onde ambos aprendem arquitetura com Charles-Louis Clérisseau, um arquiteto famoso na época. Nas suas viagens por França e, sobretudo, Itália, visitou os monumentos clássicos da época romana que viriam a ser a fonte inspiradora da sua obra.
Robert Adam foi, juntamente com os seus irmãos, o criador do"Estilo Adam", um estilo baseado em modelos clássicos no qual sobressaem as colunas de mármore, as pilastras ornamentadas, os painéis de estuque, os frontões e uma preferência pelas cores suaves.
Associado a Sir William Chambers, arquiteto inglês (1726-1796) que foi tutor de arquitetura do rei, produziu diversos trabalhos para a Coroa Britânica.
Ponte Pulteney do arquiteto Robert Adam, sobre o Rio Avon, em Bath
Entre as suas obras conta-se a remodelação do palácio dos duques de Northumberland, a biblioteca de Kenwood e a Home House, considerada a sua melhor realização.
A sua influência chega a Paris e outras cidades da Europa.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Robert Adam na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$robert-adam [visualizado em 2025-07-12 17:21:08].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix