As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

rocha argilosa
favoritos

Rocha pouco dura, absorvente e que, quando seca, se parte com facilidade. As rochas argilosas são compostas por uma grande variedade de minerais e constituem a maior parte das rochas aluminosas: argilas e bauxites.
As argilas propriamente ditas são rochas pouco duras, riscáveis pela unha, frágeis quando secas, partem-se com uma fratura concoidal e são dotadas de um grande poder absorvente (aderem à língua). Quando absorvem água, tornam-se plásticas antes de perder a sua coesão. Dispersam-se na água originando uma solução coloidal de partículas de tamanho inferior a um mícron, suscetíveis de flocular em presença de sais (Na Cl por exemplo). Não se deformam com a cozedura mas endurecem, mudando de cor se contiverem óxidos de ferro, contraem-se e tornam-se quebradiças, perdendo as suas propriedades em relação à água.
A composição das argilas pode ser muito heterogénea. Os minerais argilosos visíveis ao microscópio eletrónico e identificáveis por análise térmica ou difractométrica podem apresentar-se em lamelas (filitos) como a caulinite, montmorillonite, ilite, glaucónia e clorite ou em fibras como a sepiolite e a atapulgite. Os minerais das argilas provêm em geral da alteração dos feldspatos e dos minerais ferromagnesianos das rochas magmáticas, seja diretamente por degradação ou por evolução durante os fenómenos de diagénese. Uma parte dos minerais de argila pode ser de neoformação (neogénese). As rochas argilosas podem, assim, ser rochas de origem detrítica ou química.
Exemplar de uma rocha argilosa
As argilas depois de consolidadas denominam-se argilitos que, por desidratação e ação de pressões orientadas, se transformam em xistos, rochas folheadas e cliváveis. Os xistos betuminosos resultam da evolução das lamas sapropélicas.
Por destilação extrai-se, dos xistos betuminosos, hidrocarbonetos (até cerca de 10% do seu peso). A ardósia é um xisto duro que se pode dividir em placas e constituem excelentes materiais de cobertura.
A lateritização consiste numa perda quase total de sílica por lixiviação e a acumulação in situ de hidratos de alumínio e de sesquióxidos ou hidratos de ferro que lhe dão a cor vermelha característica. As laterites podem ser exploradas como minérios de ferro ou alumínio.
As hauxites são rochas coerentes de estrutura variada, formadas essencialmente por hidratos de alumínio (gibbsite, diásporo, boemite), por caulinite, sílica e óxidos de ferro e titânio. Constituem um minério de alumínio.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – rocha argilosa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-19 19:48:08]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron