Rosa Alice Branco
Poeta, ensaísta, tradutora e investigadora, Rosa Alice Branco nasceu em 1950, em Aveiro.
Mestre em Filosofia do Conhecimento pela Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre a perceção visual em Berkeley e com um doutoramento em Filosofia Contemporânea, dedica-se profissionalmente à Neuropsicologia da Perceção e à Estética na Escola Superior de Artes e Design.
Participou no Grupo de Estudos de Semiótica e Poética do Porto, tendo sido um dos responsáveis pela revista Figuras e pertence à direção da revista Limiar.
A sua poesia, refletindo sobre paradoxos filosóficos e linguísticos, ocupa um lugar único na poesia portuguesa contemporânea mais recente.
Reconhecida internacionalmente, a autora tem a sua poesia publicada em inúmeros países, tanto em livros quanto em revistas literárias.
Participa regularmente em Festivais Internacionais de Poesia, tendo representado Portugal no Poetry Parnassus Festival, em Londres (2012).
Venceu diversos prémios internacionais, entre eles o Prémio Espiral Maior de Poesia, em 2008, com Gado do Senhor, cuja versão em inglês foi considerada, pela The Chicago Review of Books, como um dos 12 melhores livros de poesia dos EUA, de 2016, o que lhe valeu uma digressão com leituras e debates em várias universidades dos EUA, em 2018.
-
Mendes de BriteirosTrovador português (séc. XIII), pertencente à alta aristocracia portuguesa e descendente de uma famí
-
Diogo BrandãoPoeta palaciano presente no Cancioneiro Geral, identificado talvez com o contador da fazenda Real no
-
Raul BrandãoProsador, ficcionista, dramaturgo e pintor, oriundo da Foz do Douro, no Porto, nasceu a 12 de março
-
Duarte de BritoSão escassos ou nulos os dados biográficos relativos a este poeta palaciano coligido no Cancioneiro
-
Maria Brás FerreiraEscritora e tradutora portuguesa, Maria Brás Ferreira nasceu em Lisboa, em 1998, e formou-se em Filo
-
Fiama Hasse Pais BrandãoDramaturga, tradutora e poetisa, nasceu a 15 de agosto de 1938, em Lisboa, e faleceu a 19 de janeiro
-
Júlio BrandãoEscritor e poeta português, Júlio Brandão nasceu em 1869, no concelho de Vila Nova de Famalicão, ten
-
João Carlos BritoProfessor e escritor portuense, nascido em 1966, João Carlos Brito é licenciado em Línguas e Cultura
-
Casimiro de BritoEscritor português, nascido a 14 de fevereiro de 1938, em Loulé, detentor de um curso comercial, exe
-
Branquinho da FonsecaPoeta, tradutor (Georges Duhamel, Stendhal, entre outros), autor dramático e ficcionista, filho de T