Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Ross e Norris McWhirter
favoritos

Jornalistas e escritores ingleses, os irmãos gémeos Norris e Ross McWhirter nasceram a 12 de agosto de 1925, em Londres, sendo filhos de um diretor de jornal.
Ross faleceu assassinado em 1975 e Norris faleceu de ataque cardíaco a 19 de abril de 2004, em Wiltshire, Inglaterra.

Ambos estudaram na Universidade Oxford e em 1950 tornaram-se jornalistas desportivos. No ano seguinte, criaram uma agência de procura de factos.
Norris tornou-se conhecido como comentador desportivo no canal televisivo da BBC.

Em 1955 os dois irmãos criaram, a convite da companhia cervejeira Guinness, o Guinness Book Of Records, um livro onde foram compilados diversos factos - recordes das mais variadas, e algumas verdadeiramente invulgares, situações - e que a partir de então teve sempre atualizações anuais.

Ross e Norris ficaram também encarregados de dirigir as atualizações, o que fizeram em conjunto até à morte de Ross a 27 de novembro de 1975. A partir dessa data Norris desempenhou sozinho essa função até 1985.

Tanto Ross como Norris partilhavam ideias de direita, nomeadamente sobre imigração, a integração da Grã-Bretanha na Comunidade Europeia e sobre a Irlanda do Norte.
Defensores acérrimos dos direitos individuais, nos anos 70 fundaram a Associação pela Liberdade, através da qual lutaram contra o que apelavam de abusos de poder do estado, dos sindicatos e da Comunidade Económica Europeia.

Paralelamente, apareciam regularmente na televisão BBC a apresentar o programa "Record Breakers".
Ross morreu assassinado pelo IRA Provisório em 1975 após ter criticado a política britânica na Irlanda do Norte e ter pedido uma resposta mais dura do Exército contra os terroristas, assim como mais restrições à comunidade irlandesa a viver na Grã-Bretanha.

Norris continuou a apresentar o "Record Breakers" após a morte do irmão, sendo um do dos apresentadores televisivos mais populares da televisão britânica nas décadas de 70 e 80, especialmente junto do público infantil.

Em 1985 Norris deixou de escrever o Guinness Book e em 1994 abandonou o programa "Record Breakers".

Em 1999 escreveu e lançou o Livro dos Recordes do Milénio.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Ross e Norris McWhirter na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 05:10:36]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto