Ruínas de Santiago
Situadas junto a Vila de Frades, no concelho de Vidigueira, distrito de Beja, as ruínas de Santiago são um misto de arquitetura civil e de arquitetura religiosa, delas fazem parte vestígios arqueológicos de uma villa romana, a maior conhecida até agora em Portugal, e do convento de São Cucufate.
Data do século I d. C. a construção de uma primeira villa, de que ainda restam vestígios das termas. Entre os séculos III e IV d. C. é construída uma segunda villa.
O século IX é a data provável da edificação do convento nas instalações da villa. Em meados do século XIII, criou-se a paróquia de S. Cucufate que se instalou no convento sob a responsabilidade dos cónegos agostinhos de S. Vicente, mais tarde substituídos pelos frades de S. Bento. Este convento foi abandonado a partir do século XVII.
Da villa e do convento apenas restam alguns vestígios como, por exemplo, partes de galerias abobadadas, resquícios de um templo romano e a capela do convento.
-
XIIIXIII é um personagem de banda desenhada (BD), criado por Jean Van Hamme (argumento) e William Vance ...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
SantiagoAspetos Geográficos Capital e maior cidade do Chile, Santiago localiza-se num vale do Centro do país...
-
BejaAspetos geográficos Cidade do Baixo Alentejo, capital de distrito e sede de concelho, Beja constitui...
-
VidigueiraAspetos Geográficos O concelho de Vidigueira, do distrito de Beja, localiza-se no Alentejo (NUT II),...
-
Aqueduto dos Pegões AltosO monumental aqueduto da cidade de Tomar, com a denominação de Pegões Altos, é uma extensa obra que
-
Igreja Matriz de AlpiarçaConstruída em 1889, tem uma nave, tetos de estuque e sete capelas. Os altares da nave apresentam gra
-
Castelo de AlmourolFortaleza situada num ilhéu granítico homónimo, vizinho de Tancos, entre Vila Nova da Barquinha e Co
-
Igreja de S. João de AlporãoA igreja escalabitana de S. João de Alporão é um dos edifícios da arquitetura religiosa nacional que
-
Alminhas e ponteSupostamente datado da Idade Média, o conjunto formado pelas alminhas e ponte em Vale de Casas, no c