As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

S. Félix IV (III)
favoritos

Papa italiano, exerceu o papado de 12 de julho de 526 a 22 de setembro de 530.
Eleito bispo de Roma cinquenta e oito dias após a morte de São João I, o seu pontificado pautou-se pelo apaziguamento das contendas entre os partidários dos Godos e os de Constantinopla no assunto das represálias exercidas pelo imperador Justino (vd. São João I). Este retrocesso teve origem na morte de Teodorico e à regência da sua filha, Amalassunta, durante a menoridade do seu neto, Atalarico.
Tornou a admissão ao sacerdócio mais restrita, para que não se dessem tantas renúncias, e combateu ativamente o Pelagianismo. No Concílio de Orange (França, 529), foi adotado um conjunto de textos de Santo Agostinho que contrariava esta heresia.
Designou para a sua sucessão o arquidiácono Bonifácio, enviando-lhe o pallium apostólico (que proporcionava a categoria de arcebispo ou metropolita a quem o recebia), o que não foi bem aceite pela elite de Roma, acostumada a participar ativamente na nomeação dos pontífices.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – S. Félix IV (III) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-16 03:04:37]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron