S. Paulo I
Papa italiano, era irmão do papa antecedente, São Estêvão II.
Dada a emergência da República da Santa Igreja (vd. artigo sobre São Estêvão II), o papa tinha-se tornado um senhor temporal, além de espiritual. Por esta razão, Paulo I procurou relacionar-se o melhor possível com os francos, tendo enviado ao seu rei, Pepino, o Breve, um antifonário. Este livro tinha sido feito por Amalário e simbolizava a unidade das celebrações litúrgicas efetuadas em Roma e no reino franco.
O imperador bizantino Constantino V convocou em 754 um sínodo, em Hieria, cujo resultado fez com que a iconoclastia recrudescesse. Para os monges que fugiram das perseguições que então se verificaram, o pontífice romano deu a sua casa, transformada nessa altura - 761 - no mosteiro de São Estêvão e São Silvestre in Capita.
A certa altura o papa foi confrontado com uma ameaça territorial, provinda do rei lombardo Desidério, que invadiu os ducados de Benevento e Spoleto (sob alçada política do bispo de Roma). O rei exigiu então que o rei franco, aliado do papa, lhe devolvesse os reféns que tinha feito em combates anteriores, sob pena de continuar a invasão das terras pertencentes à Igreja romana, ao que Pepino não acedeu.
Foi então que, pensando o imperador Constanino V que os francos se tinham desligado do papa, enviou em 765 uma delegação ao rei Pepino com o intuito de o convencer a adotar a iconoclastia e de formar uma aliança entre o Império e o reino dos francos. Para esclarecer as posições acerca destas propostas, realizou-se em 767, na localidade de Gentilly, uma reunião entre representantes das duas partes, mantendo o rei Pepino a sua decisão de não retirar a proteção ao papa e continuar a exercer o culto das imagens.
-
RomaAspetos Geográficos Roma é a capital e a maior cidade de Itália. Está localizada na costa oeste da p...
-
Bento IIIPapa italiano, era cardeal presbítero da igreja de São Calisto e foi o candidato apresentado contra
-
BenjamimNa Bíblia, o filho mais novo de Jacob e Raquel. Benjamim deu também o nome a uma das doze tribos de
-
Bento XIIIPapa italiano, nasceu a 2 de fevereiro de 1650, perto de Bari (em Gravina de Puglia), Pedro Francisc
-
Bento VPapa italiano, de origem romana, foi eleito após a morte de João XII, sendo destituído quando o impe
-
Bento XAntipapa italiano, eleito em março de 1058. Após a morte do papa Estêvão IX, a aristocracia romana a
-
Bento IPapa de origem romana, também denominado Benedito, era filho de Bonifácio. O seu pontificado, de 2 d
-
Bento IVPapa italiano, membro de uma família da aristocracia romana, filho de Mammolo, era partidário do pap
-
Bento XIPapa italiano, este pontífice foi no início da sua vida religiosa frade dominicano (ordem na qual in
-
Bento XVPapa italiano, chamado Giacomo Paolo Battista della Chiesa, nasceu a 21 de novembro de 1845, em Géno