Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

S. Zeferino
favoritos

Papa italiano, Zeferino, ou Zephyrinus, era filho de Abundio e nasceu em Roma, tendo tido um dos mais longos pontificados até ao Édito de Milão, em 313.

Durante o seu papado (198-217), sendo já a sede papal muito respeitada, excomungou Asclepiodotus e Teodoto, aceitando no seio da Igreja os hereges que se tivessem arrependido. Por esta razão, foi censurado por Santo Hipólito e por Tertuliano, que por sua vez foi excomungado por São Zeferino.

Segundo o que se pode depreender das fontes estudadas, São Zeferino era, por um lado, apegado aos dogmas fundamentais e basilares, e por outro, de pouca decisão e menos talento para governar a Igreja (segundo São Hipólito).

O citado Tertuliano conta que Praxeas, Sabelio e Noeto, heréticos que não consideravam a divisão da Santíssima Trindade, influenciaram a decisão de São Zeferino em condenar o Montanismo.

Crê-se ter sido este papa a introduzir o uso do cálice de vidro, a patena e o costume de se comungar na Páscoa a partir dos catorze anos.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
S. Zeferino na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$s.-zeferino [visualizado em 2025-07-10 04:46:50].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix