saco embrionário germinado
O saco embrionário germinado representa o macroprótalo. A sua germinação inicia-se pelo núcleo do jovem saco embrionário que, por três divisões meióticas sucessivas, origina oito núcleos haploides.
Três núcleos colocam-se no polo mais próximo da micrópilo e um deles, na posição central, tornar-se-á o núcleo da oosfera (gâmeta feminino) e os outros dois serão os núcleos dos sinergídeos, que ladeiam a oosfera.
Três núcleos migram para o polo mais afastado do micrópilo e serão o núcleo de três células, denominadas antípodas. Os dois núcleos restantes serão núcleos de uma célula central, o mesocisto. Fica assim constituído o saco embrionário germinado.
Partilhar
Como referenciar
saco embrionário germinado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$saco-embrionario-germinado [visualizado em 2026-07-04 13:57:04].
Outros artigos
-
saco embrionárioO saco embrionário forma-se a partir da célula-mãe do saco embrionário, célula que nos óvulos imatur...
-
regra do octetoA regra do octeto, diz, como o próprio nome indica, que cada átomo de um elemento químico, na molécu
-
doençaDoença é uma alteração orgânica ou funcional dos processos vitais do organismo, em resposta a um des
-
doenças infeciosasO síndrome infecioso é uma reação do corpo à intrusão no organismo de agentes patogénicos vivos, com
-
dragão do KomodoRéptil da família dos Varanídeos, também conhecido como varano ou varano do Komodo (Varanus komodoen
-
Johann DöbereinerQuímico alemão, nascido em 1780 e falecido em 1849, é o autor da lei das tríades da Tabela Periódica
-
doença dos pezinhosNome por que é vulgarmente conhecida a polineuropatia amiloidótica familiar ou paramiloidose. Esta d
-
doenças sexualmente transmissíveisAs doenças sexualmente transmissiveis (DST), geralmente conhecidas como doenças venéreas, são infeçõ
-
doença venéreaDoença transmitida por via sexual. Trata-se de uma infeção normalmente transferida de uma pessoa par
-
Thedosius DobzhanskyGeneticista de origem ucraniana, nascida em 1900 e falecida em 1975, que emigrou para os Estados Uni
Partilhar
Como referenciar 
saco embrionário germinado na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$saco-embrionario-germinado [visualizado em 2026-07-04 13:57:04].