Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

sal-gema
favoritos

Evaporito formado por precipitação de sais de cloreto de sódio (NaCl), com formação do mineral halite. Este mineral cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cubos.

O sal-gema, além da halite, pode ter associadas a si outras substâncias, mas em menor percentagem.
Fragmentos de sal-gema

O processo de precipitação que dá origem ao sal-gema é desencadeado pela evaporação de águas marinhas retiradas em lagunas ou pela evaporação de águas salgadas de lagos de zonas áridas, com cloreto de sódio em solução.

O sal-gema é pouco denso e muito plástico, tem um aspeto granuloso, sabor salgado e é extremamente solúvel em água. Quando puro, o sal-gema é incolor e transparente. Com impurezas, pode apresentar-se esbranquiçado, amarelado, e por vezes avermelhado. O brilho é vítreo e a risca é branca.

Pode existir em depósitos profundos que, devido ao aumento de pressão, podem ascender, formando grandes massas de sal, os domas salinos ou diapiros. O sal-gema tem larga aplicação nas indústrias química e alimentar.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
sal-gema na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$sal-gema [visualizado em 2025-07-15 14:05:01].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix