Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Sammy Davis Jr.
favoritos

Ator e cantor norte-americano, Sammy Davis Jr. nasceu a 8 dezembro de 1925, em Harlem, Nova Iorque, e morreu a 16 de maio de 1990, em  Beverly Hills, Califórnia.

Iniciou a sua carreira artística com apenas 3 anos como dançarino de sapateado num grupo itinerante negro de vaudeville.

Ganhou imensa popularidade a tal ponto que foi chamado a protagonizar o filme musical Rufus Jones for President (1933).

Gradualmente impôs-se nos palcos da Broadway e em 1941, durante um espetáculo, conheceu Frank Sinatra com quem manteria fortes laços de amizade.
Durante a década de 50, foi o artista mais requisitado para os night-clubs de luxo onde colocou em prática os seus dotes vocais e cómicos.

Após ter protagonizado Porgy and Bess (Porgy e Bess, 1959), juntou-se a Frank Sinatra, Dean Martin e Peter Lawford para formar o «Rat Pack» que participaria em filmes como Ocean's Eleven (Os Onze do Oceano, 1960) e Sergeants 3 (1962).

Numa América devastada pelos conflitos raciais, Davis conseguir tornar-se um dos artistas negros mais considerados, embora tenha recebido diversas ameaças de morte quando resolveu contrair matrimónio em 1961 com a atriz sueca May Britt. Juntamente com Lawford, protagonizou uma série de filmes cómicos de sucesso iniciada em Salt and Pepper (Sal e Pimenta, 1968).

Presença assídua nos ecrãs televisivos, fez em 1973 uma histórica aparição na mítica série All in the Family (Uma Família às Direitas, 1969-1978) quando num episódio beijou o conservador Archie Bunker (Carroll O'Connor).

Na década de 80, a sua carreira entrou em desaceleração, alternando sucessivas tournées pelos casinos de Las Vegas com aparições em filmes como The Cannonball Run (A Corrida Mais Louca do Mundo, 1981) e Tap (1989).

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Sammy Davis Jr. na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-14 05:59:43]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez