Santuário do Senhor da Pedra
Extramuros da vila medieval de Óbidos, o Santuário do Senhor da Pedra é um concorrido lugar de culto, devido à cruz de pedra lavrada com a imagem do Crucificado. Esta escultura religiosa - que está na origem da denominação deste templo - encontra-se exposta no interior da igreja, sendo, possivelmente, obra do século XVIII. O Senhor da Pedra de Óbidos foi começada a erigir no ano de 1740, sob a orientação e os planos do arquiteto capitão Rodrigo Franco, vindo a ser concluído sete anos mais tarde. Porém, os seus torreões nunca foram coroados com os respetivos coruchéus.
Apesar da sua austeridade e do seu aspeto exterior pesado, este santuário denota uma influência da linguagem arquitetónica do barroco joanino. Apresenta uma planta hexagonal movimentada e que joga com os diversos planos geométricos complementares. Com efeito, esta estrutura hexagonal é envolta por panejamentos semi-circulares, por sua vez marcados por torreões laterais retangulares contrafortados, rasgados na parte inferior por átrios com três arcos de volta perfeita. As diversas fachadas do santuário são animadas por aparatosos portais barrocos e grandes janelas de contorno mistilíneo. O hexágono central é coberto por grandiosa pirâmide hexagonal de telha verde. De planta centrada e desenhando um hexágono, o interior é grandioso e aparatoso, marcado pela linguagem barroca dos reinados de D. João V e de D. José I. O barroco setecentista mostra-se no brilho dos altares e retábulos de talha, complementados pelo colorido dos mármores, ao mesmo tempo que as imagens sagradas e as pinturas reforçam a triunfante linguagem do barroco do século XVIII. Destaque para as pinturas setecentistas de melhor qualidade, obras atribuídas a Pedro Alexandrino e a Vieira Portuense. O mobiliário também se revela aqui com alguns bons exemplares, nomeadamente o belo arcaz de madeira que se guarda na sacristia e que ilustra de forma superlativa o barroco ao tempo de D. João V.
Partilhar
Como referenciar
Santuário do Senhor da Pedra na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$santuario-do-senhor-da-pedra [visualizado em 2026-06-04 20:43:30].
Outros artigos
-
D. João VMonarca português, vigésimo quarto rei de Portugal, o seu reinado, que durou de 1707 até à sua morte...
-
Vieira PortuensePintor português, nascido em 1765 e falecido em 1805, ativo na segunda metade do século XVIII, repre...
-
ÓbidosAspetos Geográficos O concelho de Óbidos, do distrito de Leiria, localiza-se na Região Centro (NUT I...
-
Gare do OrienteO projeto para a Gare, ou Estação, do Oriente de Lisboa enquadra-se num conjunto de gigantescas inte
-
Igreja do Seminário dos JesuítasA antiga Igreja do Colégio da Companhia de Jesus em Santarém, atual Igreja do Seminário Patriarcal,
-
Igreja de S. Pedro (Óbidos)Esta igreja da vila de Óbidos, consagrada ao apóstolo S. Pedro, foi originariamente um templo gótico
-
Palácio do RaioObra de transição da exuberante arquitetura barroca do período joanino para a linguagem de linhas ma
-
Fonte do PelicanoConhecida por Fonte do Pelicano, esta fonte Joanina (1745-1756) situa-se ao centro da Praça do Munic
-
Igreja de S. Francisco (Porto)Sobranceira à zona ribeirinha do Porto, a Igreja de S. Francisco é a única dependência que subsiste
-
Quinta do VisoSolar nortenho localizado na área da Circunvalação, integrando o concelho de Matosinhos, a Quinta do
Partilhar
Como referenciar 
Santuário do Senhor da Pedra na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$santuario-do-senhor-da-pedra [visualizado em 2026-06-04 20:43:30].