São Judas Tadeu
Apóstolo (cerca do séc. I d. C.) (Mat., 10, 3; Mc., 3.18) identificado com Judas de Tiago (Luc.,6,16; Act., 1,13), cuja designação Tadeu, "animoso", destina-se a distingui-lo de Judas Iscariotes.
O único episódio bíblico que lhe diz respeito encontra-se no texto Jo., 14,22 em que São Judas Tadeu faz uma pergunta a Jesus: "Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundo?". A Bíblia ocidental refere-se-lhe como Lebeu, "corajoso", em vez de Tadeu. Existem divergências relativamente à sua identidade.
Alguns padres da Igreja, como São Jerónimo ou Tertuliano, defendem que Judas de Tiago significa "Judas, irmão de Tadeu", então Tadeu poderia ser identificado como um dos "irmãos" de Jesus com o mesmo nome. Outros defendem que esta expressão significa "Judas, filho de Tadeu" não sendo portanto possível de o identificar como tal. São Judas, irmão de São Tiago Menor, cognominado de Tadeu, foi o autor da Epístola de São Judas, a última das 7 Epístolas Católicas, em que previne os judeus convertidos contra os falsos doutores. A sua memória litúrgica é celebrada a 28 de outubro, juntamente com o Apóstolo São Simão.
-
BíbliaConjunto dos livros escritos por inspiração divina, pelos quais Deus se revela e dá a conhecer a Sua...
-
Urbano VIIIPapa italiano, filho dos comerciantes florentinos Camila Barbadori e António Barberini, Maffeo Vicen
-
TeodoroSacerdote, foi o candidato a papa apresentado pela milícia quando João V faleceu, tendo contudo sido
-
Sisto VPapa italiano, originário de uma humilde família de Ancona, Félix Peretti nasceu a 13 de dezembro de
-
TeodoricoAntipapa italiano, cardeal bispo de Albano, foi eleito e consagrado sumo pontífice de Roma pelos clé
-
SisínioPapa de origem síria, foi eleito em 15 de janeiro de 708, embora alguns apontem, sem o provar, a dat
-
Urbano VIIPapa italiano, filho de Cosme Castagna, pertencente à nobreza de Génova, e de Costanza Ricci, de uma
-
Urbano VPapa francês, nascido em França (Griscal - Lorena), chamava-se Guilherme de Grimoard e tinha estudad
-
VigílioPapa romano, tendo sido antipapa durante um breve espaço de tempo, a partir da condenação de São Sil
-
TobiasTobias, personagem bíblica, é filho de Tobite (do hebraico Tôbiyyâh, que significa "Deus é bom"), pe