Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Sara Tavares
favoritos

Cantora  e compositora portuguesa, nasceu a 1 de fevereiro de 1978, em Lisboa, e morreu a 19 de novembro de 2023, na mesma cidade. Sara Alexandra Lima Tavares venceu, em 1994, a primeira edição do concurso televisivo Chuva de Estrelas com apenas 15 anos. No mesmo ano representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de Dublin (Irlanda), com o tema "Chamar A Música", tendo alcançado o 8.º lugar, uma das melhores classificações de sempre para Portugal.

Em 1996 gravou o primeiro álbum, Sara Tavares & Shout. No mesmo ano foi-lhe atribuída uma menção honrosa da Walt Disney Records pelo tema "Longe do Mundo", do filme O Corcunda de Notre Dame, tendo sido considerada como a melhor versão em língua não inglesa. Em 1997 gravou vários temas para a banda sonora da versão portuguesa de Hércules.

Participou, em 1999, como cantora convidada, no álbum ao vivo da Ala dos Namorados, Solta-se O Beijo, no qual cantou em dueto com Nuno Guerreiro o tema-título e ainda uma versão de "Perdidamente", dos Trovante.
Ainda em 1999, lançou o seu segundo álbum, Mi Ma Bô, que em português significa "eu e tu", e cujo single de apresentação foi o tema "Nha Cretcheu (meu amor)". Com alguns temas cantados em crioulo, representativos das suas raízes cabo-verdianas, este trabalho alcançou a marca do ouro. Outros momentos importantes do álbum são os temas "Eu Sei", "Cabo Verde Coração", "Song In My Heart", e o tema-título.

Em novembro de 2022, após uma longa ausência dos palcos, e quando já lutava há vários anos com um tumor no cérebro, regressou com a canção 'Grog d’Pilha’.

Sara Tavares lançou mais três canções, ‘Presensa’, ‘Mumentu’ e ‘Kurtidu’, esta última disponibilizada 2 meses antes da sua morte.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Sara Tavares na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-12 04:52:34]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro