Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Sebastião Sanhudo
favoritos

Litógrafo, retratista e caricaturista português, nasceu em fevereiro de 1851, em Ponte de Lima, e morreu em 1901. Iniciou a sua carreira de caricaturista em O Pai Paulino, uma publicação editada no Porto por Costa Carregal. Dirigiu posteriormente O Sorvete, que acabaria por se revelar, para além de pioneiro, um dos mais bem sucedidos e longevos jornais humorísticos. Rafael Bordalo Pinheiro elogiou o aparecimento deste trabalho, tendo mesmo colaborado para este magazine em 1880.
Embora contemporâneo e apreciador da obra de Rafael Bordalo Pinheiro - considerado o maior artista plástico português do século XIX, influência da maior parte da criação humorista daquela época - muitos autores são de opinião que os trabalhos de Sanhudo são originais, independentes e com estilo próprio.
São da sua autoria os álbuns Caricaturas dos Homens mais Célebres do Porto e Seus Arredores (1878) e Procissão de Celebridades Portuenses (1884).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Sebastião Sanhudo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-09 11:07:29]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez