Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Sensibilidade e Bom Senso
favoritos

Sensibilidade e Bom Senso foi o primeiro romance publicado pela autora inglesa Jane Austen, em 1811. Tendo sido a primeira versão escrita em 1797, com o título Elinor and Marianne, o romance era, originalmente, composto por uma série de cartas trocadas entre as duas irmãs, sendo depois alterado na forma para publicação.

O romance era inicialmente atribuído a "uma Senhora", tendo o nome da autora continuado a ser negligenciado mesmo nos seus trabalhos mais tardios, que a ela se referiam como "a autora de Sensibilidade e Bom Senso", ou qualquer outro livro.

O romance conta a história de duas irmãs, Elinor e Marianne Dashwood, e dos seus enlevos amorosos com, respetivamente, Edward Ferrars e o Coronel Brandon. Com a morte do pai, as duas irmãs são deixadas em má situação financeira, já que a herança que recebem é parca, em contraposição com o que acontece ao seu irmão John Dashwood, a quem é legada a propriedade da família. Como este se recusa a ajudá-las, as irmãs são forçadas e desembaraçar-se.

Pelo facto de Elinor ser descrita como tendo bom senso e prudência, é sobre ela que recai a responsabilidade de olhar pela sua irmã mais nova, Marianne que, por seu lado, é uma criatura emocional, sensível e pouco moderada.

Marianne apaixona-se então loucamente por um forasteiro, de nome Willoughby, mas a relação entre ambos está condenada à partida, já que o estranho lhe é infiel. Elinor acaba por casar com Edward, e Marianne, permanece em casa com a mais nova das três irmãs, Margaret. Alguns anos depois Marianne entende que é altura de fazer uma reflexão sobre a sua atitude perante a vida, o que implica ter de tomar decisões importantes quanto à sua inteligência emocional.

Não sendo considerada como uma das melhores obras de Jane Austen, já que a caracterização das personagens é, por vezes, monótona, as duas heroínas demasiadamente extremistas e com falta de dimensão e o desenlace tido como pobre, o romance é tido como valioso, na medida em que reflete os começos da autora no seu desenvolvimento como romancista de sucesso.

 

Ler excerto da obra

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Sensibilidade e Bom Senso na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 09:06:39]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez