Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

serpente-coral
favoritos

Animal do filo dos cordados, da classe dos répteis, da ordem dos escamosos e família dos Elapídeos, que é formada por cerca de duzentas espécies. É a família que inclui as serpentes mais venenosas.

O nome de serpente-coral ou cobra-coral aplica-se a diversas espécies, todas elas caracterizadas pela ornamentação da pele. Essa ornamentação consiste em anéis de diferentes cores, geralmente muito vivas. Não é fácil identificar uma serpente-coral devido à enorme variedade das combinações de cores e à disposição dos anéis no corpo do animal. Acresce a esta dificuldade o facto de existirem numerosas espécies de Colubrídeos norte-americanos cujos desenhos e cores imitam estes perigosos répteis. As serpentes-coral são características do Novo Mundo, encontrando-se no sueste e sul dos Estados Unidos da América e no noroeste do México.

Serpente-coral
A serpente-coral-oriental (Micrurus fulvius) apresenta cabeça pequena e pouco diferenciada do pescoço. Os olhos são pequenos com pupila elíptica disposta verticalmente. O corpo é cilíndrico coberto de escamas lisas e brilhantes. A parte superior do corpo apresenta uma coloração muito chamativa de grandes anéis negros e vermelhos que alternam regularmente e são separados por anéis mais estreitos de cor amarelo vivo. O focinho é completamente negro, apresentando uma banda amarela na parte superior da cabeça. A serpente-coral-oriental vive tanto em terrenos rochosos semiáridos como em bosques próximos de lagoas ou pântanos. É um animal ativo ao amanhecer e entardecer, passando o resto do dia e da noite debaixo de pedras ou folhas secas. Alimenta-se de sáurios, pequenas serpentes e insetos. Mata as suas presas com um potente veneno que inocula mordendo a presa uma ou mais vezes.

Em maio ou junho as fêmeas fazem a postura individual que pode variar entre os três e catorze ovos alongados. O período de incubação varia de dois meses e meio a três meses. Os filhos nascem com cores pálidas. Nesta altura, medem de dezassete a vinte centímetros. O tamanho nos adultos pode variar entre os quarenta centímetros e os cento e dez centímetros.
São espécies de serpentes-coral, a cobra-coral-do-Brasil (Micrurus frontalis), a cobra-coral sul-americana (Micrurus lemniscatus), a serpente-coral-ocidental (Micruroides euryxanthus), a serpente-coral-de-Helen (Micruris alleni) e a serpente-coral-da-América Central (Micrurus migriciatus).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
serpente-coral na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$serpente-coral [visualizado em 2025-06-24 05:42:09].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac