Serra de Leomil
Serra da Beira Alta, também chamada de serra da Nave, apresenta a altitude máxima de 1008 metros e está situada entre os rios Paiva e Távora, com orientação oés-noroeste/és-sueste.
Esta serra é atravessada por muitos ribeiros que, em tempos, contribuíram para a rega, sendo a sua força motriz aproveitada nos moinhos, alguns dos quais subsistem em ruínas.
Partilhar
Como referenciar
Serra de Leomil na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$serra-de-leomil [visualizado em 2026-07-09 12:19:59].
Outros artigos
-
Serra de MonchiqueSerra do Algarve, constituída por uma intrusão granítica, com a altitude máxima de 902 metros, em Fo
-
Serra de S. MacárioSerra de Portugal Continental que, juntamente com as serras da Arada, da Freita e do Arestal, faz pa
-
Serra de PortalegreSerra com a altitude máxima de 314 metros, situada a norte da cidade com o mesmo nome.
-
Serra de NogueiraSerra do distrito de Bragança, apresentando a orientação nor-nordeste/su-sudoeste e uma extensão de
-
Serra de ReboredoSerra do distrito de Bragança, na margem direita do rio Douro, situada entre este e o rio Sabor. A s
-
Serra de Monte FigoSerra do Algarve, com 411 metros de altitude máxima.
-
Serra de SicóSerra situada a norte do distrito de Leiria, com a altitude máxima de 548 metros e com a orientação
-
Serra de FicalhoSerra do Baixo Alentejo, também conhecida por serra da Adiça, situa-se no concelho de Serpa, a sul d
-
Serra de S. MamedeSerra do distrito de Portalegre, com a altitude máxima de 1025 metros e orientação de nor-noroeste/s
-
Serra de NisaSerra do distrito de Portalegre, com a altitude máxima de 460 metros.
Partilhar
Como referenciar 
Serra de Leomil na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$serra-de-leomil [visualizado em 2026-07-09 12:19:59].