Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Sharon Stone
favoritos

Atriz norte-americana, Sharon Stone nasceu a 10 de março de 1958, na pequena cidade de Meadville.

Aos 17 anos, venceu o concurso de beleza Miss Pensilvânia e tornou-se modelo da Ford, participando em vários anúncios publicitários.

Estreou-se no cinema com uma figuração num filme pouco divulgado de Woody Allen: Stardust Memories (Recordações, 1980).

A partir daí, entrou em filmes pouco expressivos comercialmente como King Solomon's Mines (As Minas do Rei Salomão, 1985), Police Academy 4: Citizens on Patrol (Academia de Polícia IV, 1987) e Sangre y Arena (Sangue e Arena, 1989).

A sua grande oportunidade surgiu no filme de ação Total Recall (Desafio Total, 1990) ao lado de Arnold Schwarzenegger. Mas o seu papel mais célebre foi sem dúvida o de Catherine Tramell, uma escritora sociopata que se envolve num tórrido romance com um agente da Brigada de Homicídios (Michael Douglas) no thriller erótico Basic Instinct (Instinto Fatal, 1992). Realizado por Paul Verhoeven, este filme ficou marcado por uma cena em que a personagem de Stone ao ser interrogada pela polícia descruza as pernas revelando não estar a usar roupa interior.

Os filmes subsequentes procuraram explorar a sensualidade de Sharon: Sliver (Invasão de Privacidade, 1993), The Specialist (O Especialista, 1994), ao lado de Sylvester Stallone, e o western The Quick and the Dead (Rápida e Mortal, 1995), em que dividiu os holofotes com Gene Hackman e Leonardo DiCaprio.

Com o filme Casino (1995), de Martin Scorsese, foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz, interpretando o papel de esposa de um mafioso que pateticamente tenta combater o seu envelhecimento através da traição conjugal. Entre os seus filmes posteriores contam-se Last Dance (A Última Dança, 1996), Sphere (A Esfera, 1998) e o filme de animação AntZ (1998), onde emprestou a voz a uma das personagens. Tornou-se embaixadora oficial da UNICEF, participando em diversas campanhas humanitárias.

Em 2001, teve um pequeno derrame cerebral, tendo a imprensa especulado bastante sobre o seu estado de saúde.

Regressou em força com o filme de terror Cold Creek Manor (A Casa de Campo, 2003) e foi a vilã de serviço em Catwoman (2004).

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Sharon Stone na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$sharon-stone [visualizado em 2025-06-25 02:17:07].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac