Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

sifozoários
favoritos

Classe de seres vivos, do filo dos celenterados, constituída por 200 espécies onde se incluem muitas das maiores medusas. A medusa-tipo tem a forma de umbela com a sua superfície superior lisa e toda unida. Todos os órgãos estão ligados aos bordos da umbela ou à sua superfície inferior. Algumas como, por exemplo, as do género Cyanea, podem apresentar uma umbela que pode ultrapassar os dois metros de diâmetro e apresentar tentáculos com 60 a 70 metros de comprimento. Contudo, a maioria dos Sifozoários tem uma umbela com um diâmetro compreendido entre os 2 e 40 centímetros. A maior parte flutua nos oceanos, mas também se podem encontrar a profundidades de 3000 metros. Uma ordem pouco comum de Sifozoários é séssil, fixando-se a objetos ou rochas submarinas. A sua cor é variável sendo comum as que variam entre a cor laranja e a cor-de-rosa.
A simetria é geralmente tetrarradiada e a mesogleia gelatinosa é constituída por 95 a 96%, de água e contêm amibócitos e fibras. O movimento é devido a contrações rítmicas da umbela. Não apresentam velo como as hidromedusas.
Os sexos são separados e as gónadas estão localizadas nas bolsas gástricas. A fertilização é interna sendo os espermatozoides arrastados por correntes ciliares para as bolsas gástricas das fêmeas.
Medusa "Caravela Portuguesa"
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
sifozoários na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$sifozoarios [visualizado em 2025-06-19 17:11:58].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac