Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Simão Mago
favoritos

Simão Mago surge referido na Bíblia, no Ato dos Apóstolos, como um mágico que "assombrava o povo de Samaria, dizendo ele próprio algo de grande.
Do mais pequeno ao maior, todos acreditavam nele" (Atos, 8, 9-9). Convertido ao cristianismo, Simão Mago, ao ver os apóstolos Pedro e João impor o Espírito Santo aos fiéis, pediu-lhes que lhe vendessem o dom de dar o Espírito Santo, sendo repreendido severamente por Pedro (Atos, 8, 19-23).
Diz a tradição que Simão, o Mago, teve por mestre Dositeu, que se dizia enviado de Deus. Com ele aprendeu as artes mágicas, incluindo a levitação, que lhe permitia elevar-se no ar.
Repreendido por Pedro, veio para Roma, com a sua companheira Helena, e aqui procurou fazer valer a sua magia. Considerado o fundador do movimento gnóstico cristão, que se desenvolveu, sobretudo, no século II, e que tinha por objetivo interpretar a ciência de Deus e penetrar nos seus mistérios, Simão Mago teve como seu principal discípulo Menandro, que deu continuidade ao gnosticismo.
No Sermão de Santo António aos Peixes, o Padre António Vieira, na crítica ao peixe voador, diz-lhe: "Ouvi o caso de um voador da terra: Simão Mago, a quem a arte mágica, na qual era famosíssimo, deu o sobrenome, fingindo-se que ele era o verdadeiro filho de Deus".

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Simão Mago na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-10 14:58:06]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro