Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Simone
favoritos

Cantora brasileira, considerada uma das maiores vozes femininas da Música Popular Brasileira, Simone Bittencourt de Oliveira nasceu a 25 de dezembro de 1949, em Salvador da Baía.

Filha de Otto Gentil de Oliveira e de Letícia Bittencourt de Oliveira, sempre se mostrou muito interessada pelo desporto como a natação, o ciclismo e sobretudo o basquetebol, onde ganhou uma série de troféus e medalhas, tendo participado em vários campeonatos e sido convocada duas vezes para a seleção brasileira.

As muitas lesões que sofreu enquanto basquetebolista terão sido uma das razões por que deixaria esta modalidade, dedicando-se à música.

Em 1972 estreou-se com o álbum homónimo - que incluiu o clássico brasileiro "Bandeira Branca" - onde deu a conhecer o seu estilo vocal suave e sedutor.

Depois de um bem sucedido teste para a editora Odeon, Simone estreou-se, em novembro de 1973, em palcos europeus, no âmbito da Feira Brasil Export, atingindo grande popularidade na Europa. No Brasil tomou posição contra o governo militar interpretando canções de protesto de alguns dos melhores compositores brasileiros como João Bosco, Milton Nascimento e Chico Buarque.

O seu disco Pedaços, de 1979, constituiu o seu primeiro disco de ouro, enquanto que o seguinte, Amar, editado em 1981, ultrapassou as 400 mil cópias vendidas, obtendo por isso o disco de platina.
Da sua vastíssima discografia destacam-se, entre outros, os álbuns Gotas D'Água (1975), Pedaços (1979), Amar (1981), Corpo E Alma (1982), Desejos (1984), Amor E Paixão (1986), Vício (1987), Simone (1989), Raio De Luz (1991), Sou Eu (1993), Simone Bittencourt De Oliveira (1995), Café Com Leite (1996), Fica Comigo Esta Noite (2000), Seda Pura (2001) e Baiana da Gema (2004).

A cantora editou também vários trabalhos em espanhol.

Fazem parte dos temas mais populares as canções "Face A Face", "Tô Voltando", "Começar De Novo", "Corpo" e "Jura Secreta".

Cantou em dueto com grandes nomes da música internacional como Julio Iglesias, Tom Jobim, Plácido Domingo e a portuguesa Eugénia de Melo e Castro.

Em 1985 participou no projeto Hermanos, que reuniu artistas latino-americanos para a gravação do single "Cantaré, Cantarás", com objetivos humanitários.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Simone na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$simone [visualizado em 2025-07-19 06:34:26].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix