Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

sismonastia
favoritos

A sismonastia é um movimento nástico (independente da direção do estímulo) provocado por um distúrbio mecânico como, por exemplo, uma pancada.
Os movimentos sismonásticos baseiam-se na capacidade da planta rapidamente transmitir um estímulo a células sensitivas, situadas numa parte do seu corpo, capazes de responder à sensação do toque. Uma planta que apresenta respostas evidentes a este estímulo é uma espécie de acácia (Mimosa pudica) que aproxima as folhas quando é sujeita a um pequeno toque. Esta aproximação verifica-se durante cerca de 15 a 30 minutos e está relacionada com a ocorrência de sinais elétricos que se deslocam ao longo do pecíolo e são transformados num estímulo químico que torna as membranas mais permeáveis aos iões potássio.
As células que são afetadas denominam-se células motoras. Nas plantas sensitivas estas células estão localizadas na base do pecíolo. O movimento dos iões potássio altera a turgescência da célula e provoca a sismonastia. Estes movimentos sismonásticos são importantes para as plantas que os possuem pois podem afastar os insetos que delas se alimentam e distrair a atenção de outros herbívoros.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
sismonastia na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$sismonastia [visualizado em 2025-07-19 22:02:21].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix