Sisto V
Papa italiano, originário de uma humilde família de Ancona, Félix Peretti nasceu a 13 de dezembro de 1520 em Montalto. Tornou-se frade franciscano em 1534 e ensinou Teologia em variados conventos desta Ordem. Foi legado papal em Veneza e em Espanha, consultor da Inquisição da Congregação romana, vigário geral da Ordem de São Francisco, bispo de Sant'Agata dei Goti (Nápoles), cardeal, membro da Congregação dos bispos e da do Índex, entre outros cargos.
Tornou-se papa em 24 de abril de 1585, governando a Igreja até 27 de agosto de 1590, quando morreu.
As primeira medidas que tomou após a sua eleição foram de índole judicial, de forma a tornar os castigos para os assaltantes mais severos. Deste modo conseguiu garantir uma quase absoluta segurança nos Estados Pontifícios. Tomou igualmente disposições para aumentar os postos de trabalho e diminuir a miséria e a mendicidade, tendo desenvolvido um útil plano de obras públicas.
Elaborou a bula Postquam verus, em 1586, onde reorganizava o Sacro Colégio, e a Immense aeterni Dei, no ano seguinte, que instituiu a governação dos Estados Pontifícios e de toda a Cristandade por cinco congregações permanentes, sendo que seis administrariam e as restantes tratariam de todos os outros assuntos. Alterava-se deste modo o sistema centralizado de governação da Igreja que tinha vigorado até essa altura, onde imperava o Sumo Pontífice, assistido pelo Colégio Cardinalício.
A luta contra o protestantismo foi um dos mais importantes objetivos do seu reinado, tendo para isso ajudado economicamente o rei Filipe II na guerra contra o calvinismo dos Países Baixos e contra Inglaterra e apoiado a liga católica de França, entre outras disposições.
Por outro lado, instituiu as visitas ad limina, ou seja, viagens periódicas que todos os bispos deviam efetuar a Roma para fazer o relatório do estado das suas dioceses. A Congregação do Concílio avaliava e indicava as alterações a efetuar, se fosse necessário, controlando assim a aplicação das medidas reformistas.
Potenciador de diversas obras em Roma, Sixto V mandou substituir o palácio de Latrão, construir a atual Biblioteca no Vaticano e encomendou o remate da cúpula de São Pedro a Giacomo della Porta, entre outros empreendimentos.
Foi sepultado na basílica de São Pedro e mais tarde transferido para a igreja de Santa Maria Maggiore.
-
MariaNascida cerca do ano 15 a. C., provavelmente em Jersusálem, pouco se sabe sobre a sua ascendência. P...
-
São PedroDiscípulo dileto de Jesus Cristo, foi por ele eleito para encabeçar a Igreja e se tornar a sua pedra...
-
RomaAspetos Geográficos Roma é a capital e a maior cidade de Itália. Está localizada na costa oeste da p...
-
InglaterraPaís do Reino Unido. Ocupa a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha. A Inglaterra é o país hist...
-
ÍndexO Índex, Index Librorum Prohibitorum ou Índice dos Livros Proibidos data de 1571 e era uma relação f...
-
EspanhaGeografia País do Sudoeste da Europa. Ocupa a maior parte da Península Ibérica e inclui também os ar...
-
VenezaVeneza, a Rainha do Adriático, é uma cidade e um porto do Nordeste da Itália, situada na região do V...
-
FélixPersonagem da comédia Falar Verdade a Mentir, adaptação da peça Menteur Véridique, de Eugène Scribe,...
-
S. LibérioPapa de naturalidade romana, exerceu o papado de 17 de maio de 352 a 24 de setembro de 366. Grande d
-
Santa Maria MadalenaÉ associada por alguns à pecadora anónima de Lucas e como sendo Maria de Betânia, irmã de Marta e Lá