Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

skimboard
favoritos

Do inglês skim, que significa "roçar" ou "passar levemente sobre", este desporto, também conhecido por skimming, baseia-se no deslizamento sobre uma fina camada de água, à beira-mar, com recurso a uma prancha leve, que tanto pode ser feita de madeira como de espuma e fibra de vidro. A quantidade de água sob a prancha é importante e deve ser sabiamente calculada para haver um compromisso ideal entre as duas superfícies, a da prancha e a da água. A densidade da água deverá permitir um deslizamento relativamente fácil, a longa distância, e, simultaneamente, evitar ao máximo a queda do atleta.
Os anos 20 do século XX são apontados como o início deste desporto, que se foi consolidando ao longo dos tempos. A sua prática principiou com o uso de pedaços de madeira para deslizar ao longo da praia.
Hoje em dia existem duas variantes desta modalidade: o skimboard da costa, praticado ao longo da linha da praia e preferencialmente com a maré baixa, e o skimboard de ataque, no qual o skimmer desliza obliquamente ao encontro das ondas, aproximando-se, neste caso, do conceito do surf.
Existe uma variante de skimboard que se aproxima do conceito do surf
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
skimboard na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$skimboard [visualizado em 2025-06-23 14:09:18].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac