SNES (Super Nintendo Entertainment System)
Sucessora da popular Nintendo Entertainment System (NES), a Super Nintendo Entertainment System (ou SNES) foi lançada em agosto de 1991 nos Estados Unidos da América e na Europa a partir de abril do ano seguinte.
Tal como acontecia com a sua antecessora, o sistema da SNES também recorria a cartuchos para armazenar os jogos, mas neste modelo o carregamento era feito por uma abertura colocada no topo da consola, alegadamente para minimizar o desgaste experienciado pelas superfícies de contacto do hardware no modelo anterior.
Além desta, todos os modelos deste equipamento possuíam ainda duas portas na superfície frontal que permitiam a ligação de igual número de controladores de jogo, e uma saída de vídeo múltipla, que permitia a exportação dos gráficos nos formatos S-vídeo, RF, RGB e vídeo composto. As primeiras versões deste modelo traziam ainda uma porta de expansão, na parte inferior do equipamento.
Na tradição do modelo que a antecedeu, a consola era vendida no mercado europeu e americano com uma cópia do jogo "Super Mario World" (a NES trazia a primeira versão deste jogo); no entanto, embora não permitisse correr jogos do modelo anterior e dispusesse de um muito limitado leque de títulos disponíveis à data do seu lançamento, a SNES acabou por disponibilizar mais de 750 jogos diferentes, entre os quais os populares "Legend of Zelda: A Link to the Past", "Donkey Kong Country" e "Super Metroid".
Para o seu funcionamento dependia de um processador Ricoh 5A22 a 16 bits e contava com 128 KB de memória RAM dinâmica. O subsistema de som, praticamente independente do resto do sistema, e o de vídeo, com resoluções até 512 por 478 píxeis e um máximo de 32 768 cores, davam à consola alguma superioridade face à concorrência, compensando a escolha de um processador um pouco inferior.
A par disto, alguns cartuchos de jogos da Super Nintendo Entertainment System continham microprocessadores específicos, capazes de melhorar substancialmente as capacidades da consola, especialmente ao nível do desempenho gráfico a 3D.
A Nintendo veio ainda a disponibilizar um cartucho adaptador especial, que permitia ao utilizador conectar uma consola portátil Super Game Boy ao SNES, acrescentando assim a coletânea de títulos disponíveis para aquele sistema ao leque de jogos de que o proprietário de uma Super Nintendo Entertainment System podia usufruir.
Tal como acontecia com a sua antecessora, o sistema da SNES também recorria a cartuchos para armazenar os jogos, mas neste modelo o carregamento era feito por uma abertura colocada no topo da consola, alegadamente para minimizar o desgaste experienciado pelas superfícies de contacto do hardware no modelo anterior.
Além desta, todos os modelos deste equipamento possuíam ainda duas portas na superfície frontal que permitiam a ligação de igual número de controladores de jogo, e uma saída de vídeo múltipla, que permitia a exportação dos gráficos nos formatos S-vídeo, RF, RGB e vídeo composto. As primeiras versões deste modelo traziam ainda uma porta de expansão, na parte inferior do equipamento.
Na tradição do modelo que a antecedeu, a consola era vendida no mercado europeu e americano com uma cópia do jogo "Super Mario World" (a NES trazia a primeira versão deste jogo); no entanto, embora não permitisse correr jogos do modelo anterior e dispusesse de um muito limitado leque de títulos disponíveis à data do seu lançamento, a SNES acabou por disponibilizar mais de 750 jogos diferentes, entre os quais os populares "Legend of Zelda: A Link to the Past", "Donkey Kong Country" e "Super Metroid".
Para o seu funcionamento dependia de um processador Ricoh 5A22 a 16 bits e contava com 128 KB de memória RAM dinâmica. O subsistema de som, praticamente independente do resto do sistema, e o de vídeo, com resoluções até 512 por 478 píxeis e um máximo de 32 768 cores, davam à consola alguma superioridade face à concorrência, compensando a escolha de um processador um pouco inferior.
A par disto, alguns cartuchos de jogos da Super Nintendo Entertainment System continham microprocessadores específicos, capazes de melhorar substancialmente as capacidades da consola, especialmente ao nível do desempenho gráfico a 3D.
A Nintendo veio ainda a disponibilizar um cartucho adaptador especial, que permitia ao utilizador conectar uma consola portátil Super Game Boy ao SNES, acrescentando assim a coletânea de títulos disponíveis para aquele sistema ao leque de jogos de que o proprietário de uma Super Nintendo Entertainment System podia usufruir.
Partilhar
Como referenciar
SNES (Super Nintendo Entertainment System) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$snes-(super-nintendo-entertainment-system) [visualizado em 2025-07-09 10:08:29].
Outros artigos
-
NintendoFundada a 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi na cidade de Quioto, Japão, a Nintendo começo...
-
RAM(Random Access Memory - memória de acesso aleatório) É um circuito integrado eletrónico onde os dado...
-
superfície frontalAs superfícies frontais ocorrem quando o ar frio atua como uma barreira por cima de uma camada de ar...
-
EuropaÉ o segundo continente mais pequeno, a seguir à Oceânia, e tem uma área de 10 400 000 km2. Faz parte...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
InternetInternet é o nome pelo qual é hoje vulgarmente conhecida aquela que se pode designar por rede mundia
-
Wireless Markup LanguageLinguagem de programação orientada para a apresentação de conteúdos digitais em telefones e outros d
-
JPEG(Join Photographic Experts Groups) Formato de armazenamento de imagens de grande qualidade a cores e
-
interfaceTecnologia que permite que dois ou mais sistemas de comunicação trabalhem em conjunto. Uma interface
-
ISDSSistema Internacional de Dados das Publicações em Série. Rede de centros nacionais, coordenada por u
Partilhar
Como referenciar 
SNES (Super Nintendo Entertainment System) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$snes-(super-nintendo-entertainment-system) [visualizado em 2025-07-09 10:08:29].