Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Sociedade de Geografia de Lisboa
favoritos

Instituição fundada em 1875 por um conjunto de intelectuais portugueses, tendo por objetivo assumido o ensino e a exploração científica na área da Geografia. Outros objetivos estiveram, no entanto, subjacentes à fundação da Sociedade. Dar um novo impulso ao movimento expansionista português e recuperar para Portugal uma situação favorável na partilha de África constituiram dois motivos ambiciosos e importantes.

O surgimento da nova entidade não motivou aplausos imediatos do Governo, que um mês depois criou a Comissão Central Permanente de Geografia, com as mesmas funções mas melhor dotada de meios financeiros e apoios oficiais. Contudo, a atividade desenvolvida pela Sociedade foi reconhecida no país e no estrangeiro. O Governo decidiu então integrar a Sociedade de Geografia na Comissão Central Permanente de Geografia. A partir desta altura, o papel da instituição relacionado com ações coloniais ganha notória importância, seja na exploração do território das colónias (levantamentos cartográficos e hidrográficos, etc.), mormente em África, seja no estudo dos costumes e línguas dos povos que aí se encontravam.

Edifício da Sociedade de Geografia de Lisboa, uma instituição fundada em 1875
Às atividades científicas da Sociedade de Geografia de Lisboa ficaram ligados nomes distintos, como o de Luciano Cordeiro, Rodrigo Afonso Pequito, Leonardo Torres e Jaime Batalha Reis, entre outros. Contudo, após o processo de Descolonização em África, a Sociedade ficou com a sua ação muito diminuída, pois assim desapareceram as condições que o seu trabalho originalmente tivera.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Sociedade de Geografia de Lisboa na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-14 01:07:00]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe