Soror Violante do Céu
Poetisa dominicana portuguesa, nascida em 1602 e falecida em 1693, cujo nome próprio era Violante Montesino. Ficou conhecida nos meios literários da sua época como Décima Musa e Fénix dos Engenhos Lusitanos.
Representa um dos espíritos mais agudos do Parnaso de Seiscentos e um expoente máximo da poesia barroca em Portugal. Celebrizou-se aos 17 anos ao compor uma comédia para ser representada durante a visita de Filipe II a Lisboa. Deixou poemas místico-religiosos a par de obras profanas de lirismo amoroso e de patriotismo, escritas em português e castelhano. Também se dedicou à música como instrumentista, tocando, como consta, harmoniosamente harpa.
Além do volume Rimas publicado em Ruão em 1646 e do Parnaso Lusitano de Divinos e Humanos Versos, publicado, em Lisboa, em 1733, em dois volumes, tem várias composições poéticas na Fénix Renascida.
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
FilipeAntipapa de Estêvão III (IV), foi eleito à revelia da eleição deste, corria o ano de 768. De origem ...
-
LusitanosO nome Lusitanos é dado ao conjunto de povos da Lusitânia pré-romana, nomeadamente os que habitavam ...
-
Ruy BeloDoutorado em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma, e licenciado em Filo
-
Sara BeirãoEscritora portuguesa, nasceu em 1884 e morreu em 1974, escreveu sobretudo ficção, tanto para adultos
-
Hanna BatoréoLinguista portuguesa e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas Portuguesas da Univ
-
Maria de Lourdes BelchiorProfessora catedrática, de nome completo Maria de Lourdes Belchior Pontes, nascida em 1923 e falecid
-
BeldemónioDestacado cronista, tradutor e contista da segunda metade do século XIX, foi, assim lhe chamou Albin
-
Bento da CruzFiccionista português, nasceu a 22 de fevereiro de 1925, em Montalegre, e morreu a 25 de agosto de 2
-
Mário BeirãoPoeta português nascido a 1 de maio de 1890, em Beja, e falecido a 19 de fevereiro de 1965, em Lisbo