Soror Violante do Céu
Poetisa dominicana portuguesa, nascida em 1602 e falecida em 1693, cujo nome próprio era Violante Montesino. Ficou conhecida nos meios literários da sua época como Décima Musa e Fénix dos Engenhos Lusitanos.
Representa um dos espíritos mais agudos do Parnaso de Seiscentos e um expoente máximo da poesia barroca em Portugal. Celebrizou-se aos 17 anos ao compor uma comédia para ser representada durante a visita de Filipe II a Lisboa. Deixou poemas místico-religiosos a par de obras profanas de lirismo amoroso e de patriotismo, escritas em português e castelhano. Também se dedicou à música como instrumentista, tocando, como consta, harmoniosamente harpa.
Além do volume Rimas publicado em Ruão em 1646 e do Parnaso Lusitano de Divinos e Humanos Versos, publicado, em Lisboa, em 1733, em dois volumes, tem várias composições poéticas na Fénix Renascida.
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
FilipeAntipapa de Estêvão III (IV), foi eleito à revelia da eleição deste, corria o ano de 768. De origem ...
-
LusitanosO nome Lusitanos é dado ao conjunto de povos da Lusitânia pré-romana, nomeadamente os que habitavam ...
-
Mário LinoPolítico e governante português, Mário Lino Soares Correia nasceu a 31 de maio de 1940, em Lisboa. L
-
Óscar LopesCrítico literário e professor catedrático, Óscar Lopes nasceu em Leça da Palmeira a 2 de outubro de
-
Pedro LuzesPsicanalista e psiquiatra português, Pedro Formigal Luzes nasceu em 1927, em Lisboa. Licenciou-se em
-
Rosa LucasAutora de romances contemporâneos, Rosa Lucas é apaixonada por contar histórias intensas, cheias de
-
Raul LealAdvogado e escritor portugês, Raul de Oliveira Sousa Leal, autor de uma obra essencialmente filosófi
-
Luís OsórioAristocrata de tendências liberais, Luís Osório Pereira da Cunha de Castro, nascido em 1860 e morreu
-
M.S. LourençoProfessor universitário, de nome completo Manuel António dos Santos Lourenço, nascido a 13 de maio d