Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Stanley Milgram
favoritos

Psicólogo norte-americano, nasceu em 1933 e morreu em 1984, cujo doutoramento foi orientado por Gordon Allport, investigou no âmbito da sua tese as diferenças ao nível do conformismo em culturas distintas.

Entre 1959 e 1960, trabalhou em Paris com Salomon Asch que desenvolvia investigações sobre a conformidade.

Stanley Milgram, psicólogo norte-americano
De regresso aos Estados Unidos da América, Milgram decide orientar o seu trabalho no sentido de conhecer a atitude de obediência. As suas experiências permitiram identificar alguns fatores que explicam a obediência à autoridade: o desejo de ser aceite, baixa autoestima e aceitação da autoridade.

A sua teoria foi exposta no livro Obedience to Authority publicado em 1947. Em 1992, foi editado o outro livro de Milgram intitulado The Individual in a Social World: Essays and Experiments.

Para além da psicologia Stanley Milgram tinha uma outra atividade: a realização cinematográfica. Ele produziu seis filmes educacionais sendo o primeiro o documentário a preto e branco Obedience (1962) realizado logo após o psicólogo revelar as descobertas das suas experiências. Os outros cinco filmes foram realizados com um colega do curso de doutoramento, Harry From.

O primeiro filme que fizeram juntos foi The City and the Self que relata o impacto da cidade no comportamento humano.

Os restantes filmes são Invitation to Social Psychology, Conformity and Independence, Human Aggression e Nonverbal Communication.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Stanley Milgram na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$stanley-milgram [visualizado em 2025-07-11 09:36:21].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix