< 1 min
subliminar (teoria da comunicação)
Característica do signo ou da mensagem que tem a forma de estímulo registado pela audiência sem ultrapassar o limiar da consciência. Existem técnicas que possibilitam veicular mensagens subjacentes capazes de modificar subtilmente as posturas e o comportamento do público-alvo. Na maioria dos países o uso de publicidade e propaganda subliminar é proibido pela lei e pelos códigos deontológicos dos profissionais da comunicação. Sem embargo vendem-se vídeos subliminais que contêm programas terapêuticos do género como emagrecer ou como deixar de fumar. Os estudos recentes da psicologia cognitiva demonstraram que a possível influência e manipulação através da mensagem subliminar são muito inferiores às expectativas criadas pela descoberta do fenómeno.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – subliminar (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-25 06:19:19]. Disponível em
Outros artigos
-
psicologia cognitivaA psicologia cognitiva é a vertente da psicologia que salienta a importância das cognições como regu...
-
TGA (true vision targa file)Formato de gravação de ficheiro informático, também conhecido por targa, utilizado normalmente em im
-
JFIF (JPEG file interchange format)Nome técnico para o formato de imagem JPEG. Esta terminologia é apenas usada quando a diferença entr
-
FlashO Flash é uma aplicação baseada em gráficos vetoriais. De fácil utilização, esta tecnologia permite
-
firewallHardware ou software utilizado para proteger os sistemas em rede de utilizadores estranhos ao sistem
-
Two-step-flowModelo teórico de comunicação desenvolvido, nos anos 40 e 50, por Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, e q
-
FPX (FlashPix)Padrão desenvolvido pela Eastman Kodak, HP, Microsoft e Live Picture, utilizado essencialmente para
-
ficheiro temporárioUm ficheiro temporário armazena a informação, que está a ser tratada pelo utilizador ou pela própria
-
FontismoNome dado à política de fomento das vias de comunicação e transportes que teve início em 1851, promo
-
flexografiaA flexografia consiste num processo de impressão em que se utilizam formas flexíveis em relevo e tin
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – subliminar (teoria da comunicação) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-25 06:19:19]. Disponível em