Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Sucellus
favoritos

Este deus celta foi sobretudo venerado no continente, sendo casado com Nantosuelta (entre outras).
O seu nome pode significar o que bate com força, sendo representado com um porte atlético, barba, coberto apenas com uma pele de lobo ou com vestes engalanadas.
Aparece reproduzido com uma taça e uma bolsa, o que pode indicar uma relação com a fertilidade, havendo também representações suas com um martelo ou cetro encimado pela cabeça de um martelo (o que pode remeter para a hipótese de ser um deus relacionado com a morte, apesar de ser mais provável que seja um talismã ou mero símbolo). A taça poderá conter uma bebida, que seria o produto da colheita levada a bom termo devido à proteção do deus. Era representado também com atributos como círculos e cruzes na roupa, possivelmente aludindo ao céu.
Somente se conhecem representações suas na Gália de influência romana, sendo muitas vezes confundido com o deus Silvano (deus da floresta) por terem os mesmos atributos, emprestados reciprocamente.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Sucellus na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$sucellus [visualizado em 2025-06-24 20:54:55].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac