Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

T. Coraghessan Boyle
favoritos

Escritor norte-americano, Thomas John Boyle nasceu a 2 de dezembro de 1948, em Peekskill, no estado de Nova Iorque. Filho de um alcoólico que havia crescido num orfanato, estudou na Lakeland High School de Shrub Oak até 1964.
Como tocava saxofone numa banda, a sua ambição inicial era a de vir a tornar-se músico profissional mas, ao reprovar nas audições, matriculou-se em História e Estudos Ingleses na Universidade do Estado de Nova Iorque, em Potsdam, diplomando-se em 1968. Mudou o seu nome de John para Coraghessan, apelido que tinha corrido na família materna algumas gerações antes.
Começou então a trabalhar como professor na escola secundária onde ele próprio tinha sido aluno, escrevendo nos seus tempos vagos. Durante este período conseguiu publicar na The North American Review um conto inspirado no modo de vida dos hippies, intitulado The OD And Hepatitis Railroad Or Bust. Este pequeno triunfo contribuiu para que fosse aceite em 1972 num estágio de pós-graduação para escritores, promovido pela Universidade do Iowa.
Colaborou entretanto como editor temático para o Iowa Review e, em 1974, concluiu um mestrado em Ficção. Em 1977 doutorou-se em Literatura Britânica e, no ano seguinte, começou a lecionar na Universidade da Califórnia do Sul como professor assistente.
Em 1979 publicou o seu primeiro livro, uma compilação de contos intitulada Descent Of Man, e que haviam já aparecido em revistas de renome, como a Atlantic Monthly, a The Paris Review e a Esquire. O seu primeiro romance não tardou e, assim, em 1983 surgiu Water Music, obra que fundia as andanças do explorador africano Mungo Park e do herói picaresco Ned Rise.
Entre outras obras, publicou também Budding Prospects (1984), Greasy Lake (1985), East Is East (1990), The Tortilla Curtain (1995) e Drop City (2003).
T. Coraghessan Boyle foi galardoado com inúmeros prémios, de que destacam o O. Henry, em 1999 e em 2002, e o reputado galardão internacional Prix Médicis Étranger em 1997.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – T. Coraghessan Boyle na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-30 20:37:54]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto