MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

taiga
favoritos

Bioma exclusivo do Hemisfério Norte, a taiga, também designada por floresta boreal ou floresta de coníferas, situa-se entre a tundra, a norte, e a floresta temperada, a sul. O clima é subártico, sendo influenciado pelas massas de ar frio polares. Está sujeita à alternância de duas estações, o verão e o inverno. O verão é curto, embora mais longo e mais quente que o da tundra, com temperaturas acima dos 35 ºC, o que favorece o desenvolvimento de árvores de grande altura. O inverno é frio, registando-se temperaturas inferiores a -40 ºC, longo, mas menos rigoroso que o da tundra, sendo caracterizado por uma precipitação reduzida. A neve formada nesta estação constitui uma camada isoladora que protege a vegetação e impede que o solo gele em profundidade.
A vegetação da taiga é pouco diversificada. O solo é pobre em nutrientes. A floresta, de crescimento muito demorado, é essencialmente constituída por coníferas, como, por exemplo, os abetos, pinheiros e larícios, que apresentam um conjunto de características favoráveis ao seu desenvolvimento neste clima, existindo pouca vegetação rasteira. A folhagem das árvores da taiga é muito densa, o que reduz consideravelmente a penetração da luz solar, de tal maneira que outras espécies só muito dificilmente se desenvolvem. As copas têm forma cónica, favorecendo o deslizamento da neve para o solo e evitando grandes acumulações sobre os ramos que viriam a provocar a sua quebra. As folhas são muito escuras, o que lhes permite absorver o máximo de calor solar; têm a forma de agulha (acicular) e estão cobertas por uma camada cerosa, características que evitam a perda de água por transpiração.
Sendo árvores de folha persistente, a fotossíntese inicia-se logo que se reúnem as condições de luz e temperatura necessárias. Desta maneira, não há desperdício de energia, todos os anos, para fazer crescer uma folhagem nova na sua totalidade.
Taiga na península de Taymyr (Sibéria). Esta floresta boreal, composta de coníferas, é uma das maiores do mundo
A fauna da taiga inclui numerosas espécies de insetos, aves (por exemplo, falcões) e mamíferos (por exemplo, renas, ursos, lobos, morcegos, coelhos).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – taiga na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-18 20:57:22]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes