Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

4 min

Tailândia
favoritos

Geografia
País do Sudeste Asiático. Abrange a parte central da península da Indochina e uma secção do istmo da península de Malaca. Faz fronteira com o Myanmar (ex-Birmânia), a oeste e a noroeste, o Laos, a norte e a nordeste, o Camboja, a sudeste, e a Malásia, a sul. No istmo da península de Malaca, o território é banhado a oeste pelo mar das Andaman (oceano Índico) e, a leste, pelo golfo da Tailândia, que faz parte do mar da China Meridional (oceano Pacífico). O país tem uma área de 514 000 km2.
As principais cidades são Banguecoque, com 6 709 200 habitantes (2004), Samut Prakan (402 000 hab.), Nonthaburi (309 200 hab.), Udon Thani (234 100 hab.) e Nakhon Ratchasima (217 000 hab.).
Senhora em oração no Grande Palácio de Banguecoque, Tailândia
Dança tailandesa
Estátua tailandesa
Rio Chao Praya
Cidade antiga de Ayuthaya
Altar budista na Tailândia
Juncos tailandeses
Templo Dourado, Banguecoque
Buda, Bangkok, Tailândia
Ilha do Coral, Tailândia
Venda de produtos agrícolas no mercado flutuante de Banguecoque
Templo em ruínas na Tailândia
Cerimónia de casamento tailandesa
Templo Budista - Ayuthaya, Tailândia
Trajo tailandês
Combate de boxe tailandês, arte marcial originária deste país
Interior de Templo Budista
Bandeira da Tailândia
A norte existe uma série de montanhas onde se inserem os vales de Ping, Wang, Yom e o rio Nan. Esta região está coberta de floresta tropical. O monte Inthanon é o ponto mais alto da Tailândia, com uma altitude de 2585 m e está localizado no Noroeste. Na região central existe a planície formada pelo rio Chao Phraya.
Banguecoque depara-se com o problema das cheias que se têm agravado de ano para ano. A cidade está a afundar-se porque o solo freático se está a esgotar devido a uma utilização intensiva.
Clima
A Tailândia tem um clima tropical de monção caracterizado por duas estações, uma fresca e seca quando sopra a monção terrestre e outra quente e chuvosa sujeita à monção marítima.
Economia
O clima favorece o desenvolvimento da floresta que, no entanto, se tem modificado muito nas áreas onde é derrubada para a prática de uma agricultura itinerante e para a exploração de madeira, a teca.
Na planície central da Tailândia, densamente povoada, há vastas extensões cultivadas com arroz e existem canais de irrigação. Esta área constitui o centro agrícola, comercial e industrial do país. No Noroeste, encontra-se o planalto Khorat cujo solo é pobre e seco devido à escassez das chuvas. O Sul também é montanhoso e é aqui que se concentra a plantação de borracha. No Triângulo Dourado, uma região isolada definida pelas fronteiras da Tailândia com a Birmânia (Myanmar) e o Laos, vivem milhares de agricultores que se dedicam à cultura da papoila do ópio, facto que dá origem a que este país continue a ser uma das principais fontes de heroína. As florestas, de onde é extraído o bambu e a palma, cobrem 25% da área total do país. As tecas são arrastadas por elefantes até aos rios e transportadas por via fluvial até às serrações. O mineral mais importante para a economia tailandesa é o estanho. O país possui também reservas de gás natural. Os diamantes e a joalharia têm também grande peso económico, constituindo 4% das exportações. Banguecoque é a quinta praça mundial de diamantes.
A Tailândia registou um grande desenvolvimento industrial que se operou sobretudo em redor de Banguecoque. Os principais parceiros comerciais da Tailândia são o Japão, os Estados Unidos da América, Singapura e a Alemanha.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 3,3.
População
A população está estimada em 664 631 595 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 127,32 hab/km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 13,87%o e 7,04%o. A esperança média de vida é de 75,25 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,768 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) é de 0,766 (2001). Estima-se que, em 2025, a população seja de 70 549 000 habitantes. A população tailandesa descende de tribos provenientes da China que terão ali chegado há cerca de mil anos. Hoje inclui minorias chinesas, malaias e indianas. Nas montanhas vivem as tribos dos Meos, Yaos e Karens que praticam uma agricultura itinerante, desbastando floresta e mato que abandonam passados alguns anos. Os tailandeses são budistas, mas influenciados pelo hinduísmo e outras religiões. A língua oficial é o tai.
Arte e Cultura
É o único país do Sudeste Asiático que não foi colonizado pelos europeus. Persistem os templos dourados e o culto budista, casas construídas sobre estacas e as típicas danças coleantes. Há no país 27 000 templos e 250 000 monges budistas. O teatro de sombras chinesas também faz parte da cultura tailandesa. A capital, Banguecoque, também designada Cidade dos Anjos, conserva muitas características da Tailândia tradicional, como o grande palácio, que simboliza o respeito pelo rei Bhumibol. Os canais e o rio Chao Phraya que banham a cidade conferem-lhe o título de Veneza do Oriente.
HistóriaA Tailândia não resistiu à ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial. Pressionada pelo Japão, declarou guerra aos Estados Unidos da América, mas estes recusaram-se a aceitá-la como inimigo. Depois da guerra, a Tailândia tem adotado uma posição pró-ocidental. Apoiou a guerra dos Estados Unidos da América com o Vietname e tem recebido avultadas doações daquele país. No entanto, viu-se obrigada a receber no seu território refugiados vietnamitas.
O regime político tailandês é uma monarquia constitucional. O monarca é escolhido por sucessão dinástica e o primeiro-ministro é designado por ele entre os membros da Casa dos Representantes, tendo em conta a maioria alcançada pelo partido de que o eleito for líder. A monarquia tem um papel estabilizador e é respeitada tanto pelos governos civis como pelos militares.
O país sofreu, ao longo dos anos, vários golpes de Estado e longos períodos de domínio militar. Após um período de estabilidade, em 2006 sofreu novo golpe de Estado que provocou a queda do governo afastando do poder o então Primeiro-Ministro Thaksin Shinawatra, que se encontrava, na altura do golpe, em Nova Iorque para participar da Assembleia-Geral da ONU. Apesar do protesto da União Europeia, que considerou a atitude do exército tailandês antidemocrática, o general Sonthi Boonyaratklin, líder do golpe, declarou a necessidade de acabar com um governo corrupto e nepotista, criador de conflitos sociais. O monarca nomeou Boonyaratklin chefe do Executivo até às eleições seguintes.
Localizada numa das zonas sísmicas mais ativas do Mundo, a Tailândia sofreu, a 26 de dezembro de 2004, uma catástrofe natural que abalou violentamente o país. Nesse dia, registou-se o maior terramoto dos últimos tempos (8,9 graus da escala de Richter) com epicentro ao largo da ilha indonésia de Samatra. Este sismo originou maremotos que assolaram a costa de vários países do sudeste asiático, como o Sri Lanka, o mais afetado, seguido da própria Indonésia, da Índia, Tailândia, Malásia, Maldivas e do Bangladesh, tendo provocado milhares de mortos e de desalojados.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Tailândia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 03:14:28]. Disponível em
Outros artigos
ver+
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Tailândia na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 03:14:28]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez