técnicas citológicas (microscopia)
Processos utilizados na preparação de material para observação ao microscópio.
Na microscopia ótica podem-se utilizar dois tipos de preparações: as temporárias ou extemporâneas, usadas para a observação imediata do material, e as definitivas, preparações que podem ser guardadas e observadas várias vezes.
A preparação do material a observar ao microscópio engloba várias técnicas. Inicia-se com a colheita do material, que deve ocorrer em condições em que o objeto de estudo não seja danificado.
A fixação, inclusão, corte, coloração e montagem são algumas das técnicas utilizadas na preparação do material para observação em microscopia ótica.
Na microscopia eletrónica, são utilizadas técnicas de inclusão, corte, fixação e contraste para a preparação do material a observar.
-
HirundinídeosFamília de aves, da ordem dos passeriformes, constituída por setenta e quatro espécies que se encont
-
hipoxiaDeficiência de oxigénio nos tecidos corporais que pode ser consequência de um meio pobre em oxigénio
-
histologiaA histologia é a ciência que se dedica à investigação da estrutura e funcionamento dos tecidos orgân
-
hirudíneoAlgumas sanguessugas atacam os vertebrados incluindo os humanos. Muitas sanguessugas têm um comprime
-
hipótese nebularModelo teórico que procura explicar a formação da Terra como ocorrendo ao mesmo tempo que a dos outr
-
HipopotamídeosFamília de animais mamíferos, da ordem dos artiodáctilos, constituída por duas espécies. Os animais
-
hipotálamoÓrgão localizado no encéfalo anterior, formado por tecido nervoso e que coordena várias atividades f
-
HistricídeosFamília de mamíferos, da ordem dos roedores, constituída por vinte espécies. Os animais desta famíli
-
histaminaA histamina, também designada de 2-(4-imidazolil)-etilamina, é uma hormona tissular (ou autacóide) q
-
hipopótamoTambém conhecido por "cavalo-marinho" e "peixe-cavalo", o hipopótamo é um mamífero da ordem artiodác