Templo de Apolo (tragicomédia)
Representada em 1526, em Almeirim, aquando da partida da Infanta D. Isabel (filha de D. Manuel I) para casar com o imperador Carlos V.
Personagens: Apolo, Porteiro do templo, Vilão, os romeiros Vencimento, Mundo, Templo Glorioso, Cetro Omnipotente; as romeiras Flor da Gentileza, Fama, Gravidade e Sabedoria.
Argumento: Trata-se de uma peça alegórica, cujo objetivo consiste em realçar as qualidades do imperador e da futura imperatriz, D. Isabel.
A personagem Apolo decreta que no seu templo apenas permitirá a entrada de romeiros que pertençam à casa do imperador e da nova imperatriz. As alegorias / romeiros que representam as qualidades dos noivos desfilam perante a audiência. As personagens que se identificam com o imperador são o Mundo, o Vencimento, o Cetro Omnipotente e o Templo Glorioso. À imperatriz cabem as personagens Flor de Gentileza, Fama, Gravidade e Sabedoria. Todas elas são admitidas no templo e a peça termina com canto e dança em honra dos noivos.
-
ApoloApolo era filho de Júpiter e de Latona, sua concubina, e irmão de Diana, deusa da caça. Tinha por ta...
-
Carlos VMonarca da família dos Habsburgos, foi imperador do Sacro Império Romano-Germânico (como Carlos V) e...
-
AlmeirimAspetos Geográficos O concelho de Almeirim, do distrito de Santarém, localiza-se na Região do Alente...
-
Meu Amor é TraiçoeiroPeça levada à cena no Teatro Capitólio, a 13 de dezembro de 1935. Apenas com duas personagens, Maria
-
Mar AltoRepresentada pela primeira vez em 1922, na cidade de São Paulo, Brasil, a sua representação em Lisbo
-
Auto da AlmaConsiderado a mais notável produção do ciclo de moralidade e doutrinação religiosa, foi feito em hom
-
Porgy and BessÓpera norte-americana composta por George Gershwin em 1935, Porgy and Bess teve libreto da autoria d
-
Os Primeiros Amores de BocageComédia histórica, da autoria de Mendes Leal, destinada a inaugurar uma trilogia que o autor projeta
-
Farsa dos AlmocrevesPersonagens: Fidalgo, Pajem, Capelão, Ourives, Pero Vaz e Vasco Affonso (almocreves) e outro Fidalgo
-
AnákisDistinguido com "Menção Honrosa" no concurso comemorativo do 60.° aniversário da Sociedade Portugues