Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Teodorico Raposo
favoritos

Personagem central do romance A Relíquia.
Órfão de mãe e pai desde criança, é criado pela tia materna D. Patrocínio das Neves, uma beata tão rica quanto fanática.
Dependente da tia, Teodorico habitua-se desde cedo a adulá-la, fingindo-se beato e ocultando-lhe o seu verdadeiro carácter folgazão e lúbrico, que já lhe valera (juntamente com a sua barba "basta e negra") nos tempos de Coimbra a alcunha de "Raposão".
Durante uma viagem à Terra Santa, obtida da tia mediante a promessa de lhe trazer uma "santa relíquia", Teodorico tem uma visão pormenorizada da paixão de Cristo. De regresso, uma troca de embrulhos faz com que a titi receba, não a esperada relíquia - a coroa de espinhos -, mas a camisa de dormir de uma amante de Teodorico. Expulso e deserdado, depois de uma breve passagem pelo negócio das falsas relíquias, Teodorico acaba por fazer um casamento de conveniência e prosperar.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Teodorico Raposo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$teodorico-raposo [visualizado em 2025-07-07 20:55:32].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix