Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Teste Rorschach
favoritos

Nas primeiras décadas do século XX, Hermann Rorschach criou e desenvolveu um dos mais importantes testes projetivos usados no estudo da personalidade. A técnica inventada por Rorschach apoia-se em mecanismos de projeção e usa como estímulo uma bateria de 10 pranchas (ou placas) compostas por manchas de tinta, aparentemente simétricas.

Ao indivíduo que realiza o teste é solicitado que verbalize as várias associações que lhe parecem estar relacionadas com cada uma das manchas de tinta. A questão que se lhe coloca normalmente é: "O que é que isto poderia ser?". A pessoa indica as associações que as manchas lhe sugerem e, quando tiver esgotado aquela prancha, passa para a mancha de tinta seguinte.

Normalmente, o teste de Rorschach permite obter respostas do tipo: "parece-me uma borboleta"; "este bocado faz-me lembrar um escaravelho"; vejo claramente dois indivíduos a dançar". Não existem respostas corretas nem erradas, e as associações podem estar relacionadas com toda a mancha de tinta ou apenas com partes e/ou pormenores.

A partir dos dados exteriorizados (verbalizações e reações), o examinador obtém um extenso material que lhe permite retirar conclusões relacionadas com aspetos profundos da personalidade do indivíduo ou mesmo com aspetos que poderão vir a desenvolver-se. Trata-se, portanto, de uma técnica que permite um psicodiagnóstico.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Teste Rorschach na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$teste-rorschach [visualizado em 2025-07-20 03:44:48].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix