Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

texto de reflexão
favoritos

O texto de reflexão é o que revela um ato de pensar, um movimento do pensamento capaz de se interrogar a si mesmo. O ato de pensar concorre para a observação, análise e interpretação das emoções, sentimentos, conceções e pensamentos intervindo na sua apreciação.
Ao expor uma reflexão, este tipo de texto tem de mostrar o que cada ser humano pensa, independentemente dos conhecimentos resultantes do senso comum. Deve constituir novo modo de ver e compreender as coisas e, ao mesmo tempo, contribuir para novos conhecimentos.
O texto de reflexão, que deve revelar o que pensamos sobre as coisas, trabalha com os conceitos, as ideias e as opiniões, procurando encadeamentos lógicos entre os enunciados e a sua fundamentação.
Fernando Pessoa, como artista, concebe o poema como reflexão sobre o "Eu", sobre os seus estados emotivos, e sobre o próprio ato criador. Para ele, a poesia constitui um ato estético de objetivar, à distância, vivências profundas, ou mesmo aquelas que não teve, mas que o seu intelecto considera importante recordar.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – texto de reflexão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-26 11:31:15]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto