Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Timóteo
favoritos

Político e general ateniense, filho de Cónon e aliado de Isócrates.
Foi eleito estratega, em 378 e 376 a. C., e com uma vitoriosa expedição naval restituiu a aliança entre Atenas e os habitantes de Corfu, os de Acarnas e os Epirotas.
Comandou a esquadra de Atenas contra Esparta, a seguir à paz de 374 a. C., mas uma grave incriminação por não ter passado ao ataque, por causa da falta de meios, valeu-lhe um processo e, apesar de absolvido, viu afetada a sua carreira.

Só em 367, depois de vários anos ao serviço do rei da Pérsia, regressou à sua pátria. Foi utilizado na operação naval contra Tebas e, no setor calcídico-trácio, amealhou sucessos, tendo, contudo, falhado na recuperação de Anfíolis (360 a. C.). Reeleito estratega durante a guerra social (que, entre 357 e 355 a. C., levou à separação de Atenas dos seus aliados de Rodes, Bizâncio, Quios, Cós, Mitilene e Corfu), no recontro de Embata (356 a. C.), juntamente com Hifícrates, recusou-se a cooperar no ataque com Carete que, ao ser derrotado, o acusou de corrupção. Condenado a uma grave multa, partiu para Calcídia e aí morreu em 354 a. C.

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Timóteo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$timoteo [visualizado em 2025-07-18 02:14:28].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix