Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Titonídeos
favoritos

Família de aves, da ordem das estrigiformes, constituída por dois géneros e dez espécies. Os membros desta família são aves de rapina noturnas e são grandes predadores, perfeitamente adaptados para matar na escuridão. As aves desta família são as corujas verdadeiras, de crânio longo e estreito e olhos relativamente pequenos. As patas são compridas e emplumadas e a unha do dedo médio é pectinada.
É um exemplo desta família a coruja-das-torres (Tyto alba) que se encontra representada em quase todo o Mundo, tem a face branca com discos faciais e olhos negros.
O dorso é dourado com finas manchas escuras e a zona ventral é branca pura. O seu comprimento pode atingir os 34 centímetros com um comprimento de asa que varia entre os 274 e 297 centímetros. Alimentam-se fundamentalmente de roedores. Nidificam em árvores ocas, penhascos ou fendas do solo. A postura é de quatro a seis ovos, que têm um período de incubação de 23 a 30 dias. Os jovens nascem cobertos de penugem que é, mais tarde, substituída pela plumagem definitiva.
A coruja é uma ave predadora
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Titonídeos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$titonideos [visualizado em 2025-06-17 06:06:21].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac