Tomaz de Figueiredo
Escritor português nascido a 6 de julho de 1902, em Braga, e falecido a 29 de abril de 1970, em Lisboa. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, exerceu a profissão de notário. A partir de 1960, dedicou-se quase exclusivamente à criação literária, tendo ainda colaborado em periódicos como Tempo Presente, Panorama, Diário Popular. Considerado um dos melhores romancistas da sua geração, em Carta que ao Júri do Prémio Eça de Queirós Escreve Tomás de Figueiredo (Lisboa, 1950), o ficcionista descreve, a propósito da atribuição deste prémio ao romance Toca do Lobo, do seguinte modo a técnica narrativa continuada em publicações posteriores: trata-se de um romance "aparentemente estático e sem enredo [...] - um romance no qual se diria nada acontecer -, um romance, até, de um tempo já ido (arqueológico desfile de fantasmas...), quando tudo aí bate o pé pelo social, pela famosa batalha do pão e nunca pela da alma [...], -, um romance de pessoas e não da multidão, das massas [...] de um escritor [...] (que) não pertence nem poderá pertencer a qualquer escola [...] frecheiro livre, insolidário com boticas [...] que nem é antigo nem moderno".
Partilhar
Como referenciar
Tomaz de Figueiredo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$tomaz-de-figueiredo [visualizado em 2025-07-18 12:14:17].
Outros artigos
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
Tempo Presente"Revista portuguesa de cultura" publicada entre 1959 e 1961, dirigida por Fernando Guedes, com um co...
-
BragaAspetos geográficos Cidade do Minho, capital de distrito e sede de concelho. Localiza-se na Região N...
-
Agostinho de CamposEscritor, jornalista, pedagogo e político português, Agostinho Celso Azevedo de Campos, nasceu a 14
-
Agostinho da SilvaProfessor e investigador português, George Agostinho Batista da Silva nasceu a 13 de fevereiro de 19
-
Agustina Bessa-LuísEscritora portuguesa, Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922, em
-
José Agostinho BaptistaPoeta português nasceu a 15 de agosto de 1948, no Funchal, Ilha da Madeira. Colaborou em periódicos
-
Airas NunesClérigo galego, depreende-se, a partir das alusões contidas nas cantigas de escárnio e maldizer, que
-
Agostinho BarretoBispo português, Manuel Agostinho Barreto nasceu a 7 de dezembro de 1835, em Pedrógão Grande, no dis
-
Cristóvão AiresGeneral do exército, nasceu a 27 de março de 1853, em Ribandar, Goa, e morreu em 1930, em Lisboa, ag
Partilhar
Como referenciar 
Tomaz de Figueiredo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$tomaz-de-figueiredo [visualizado em 2025-07-18 12:14:17].