Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

2 min

Toni Morrison
favoritos

Escritora norte-americana, de nome Chloe Anthony Wofford, nasceu a 18 de fevereiro de 1931, em Lorain, no estado do Ohio, e morreu em Nova Iorque, a 5 de agosto de 2019.

Filha de um soldador e de uma jornaleira que tinha por hábito cantar na igreja, acompanhou as andanças da família em busca de trabalho. Revelou desde muito cedo um interesse pela literatura, que a fez progredir na escola.

Em 1949 ingressou na Universidade de Howard, na cidade de Washington, prosseguindo em 1953 para a Universidade de Cornell, em Nova Iorque, de onde se licenciou em Estudos Ingleses no ano de 1955. Passou então a lecionar na Universidade do Sul do Texas, onde permaneceu até 1957.

Em 1958 foi aceite para um cargo docente na Universidade de Howard, onde conheceu Harold Morrison, um arquiteto jamaicano com quem casou. Divorciou-se em 1964 e decidiu mudar-se para Syracuse, passando a trabalhar como editora de livros escolares. Repartindo o seu tempo entre a vida profissional e a educação dos seus dois filhos, Toni Morrison ainda pôde encontrar tempo para escrever.

Publicou o seu primeiro romance em 1970, com o título The Bluest Eye. A obra conta a história de Pecola Breedlove, uma rapariga negra que sonha um dia vir a ter olhos azuis, para se tornar idêntica aos brancos e escapar ao estigma da segregação racial.

Seguiu-se Sula (1973), romance que acompanhava as vidas de duas amigas desde a infância até à morte, e que venceu um prémio literário.

Em 1977 apareceu Song Of Solomon, obra que garantiu à autora uma reputação a nível internacional. O romance caracterizava as aventuras de Milkman Dead em busca de um pote de ouro, e constituiu um sucesso de vendas considerável.

O livro Beloved, em 1987, valeu à escritora o Prémio Pulitzer na categoria de Ficção. Lidando com temas como a escravatura e o infanticídio, a obra baseia-se na história verídica de Margaret Garner, uma escrava que, fugindo com o marido de uma plantação do Kentucky, matou o seu bébé para o poupar à vida de servidão.

Em 1992 publicou Jazz, romance que gira em torno da vida de Joe, um femeeiro incorrigível que chega a cometer um homicídio por força das suas paixões. No ano seguinte foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura.


Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Toni Morrison na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-09 03:04:54]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes