As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Tony Blair
favoritos

Político do Reino Unido, Anthony Charles Lynton Blair nasceu em 1953, no norte de Inglaterra. Estudou num prestigiado colégio escocês e licenciou-se em Direito pela Universidade de Oxford, em 1975, com classificações brilhantes.

Membro do Partido Trabalhista desde esse mesmo ano, foi eleito deputado pela primeira vez em 1983. Chegou à chefia do partido em 1994, após a morte do seu antecessor, John Smith. Fez parte do ministério-sombra trabalhista, estando ligado às áreas das Finanças, do Comércio, da Indústria, do Emprego e do Interior.
Chegado à liderança do partido, tomou medidas que indiciavam o mudar dos tempos. Entre outras, reduziu a influência dos sindicatos e tirou dos estatutos do partido as principais referências à ideologia marxista. Estas suas opções começaram a dar frutos visíveis nas sondagens e principalmente, na derrota do Partido Conservador nas eleições autárquicas. A 1 de maio de 1997, Blair ganhou mesmo as eleições legislativas, sucedendo no cargo de primeiro-ministro ao seu adversário conservador John Major.

O chamado Novo Trabalhismo criado por Tony Blair mereceu-lhe, no entanto, críticas por parte de alguns correligionários, que se queixaram do "vazio ideológico" do partido e até de certas semelhanças, consideradas excessivas, com as posições dos conservadores. Tony Blair fez questão de se demarcar destes, ao propor a adesão do Reino Unido à Carta Social Europeia, a criação do rendimento mínimo e de um Parlamento na Escócia, bem como de uma assembleia em Gales.

Em junho de 2001, nas eleições gerais, o Partido Trabalhista de Tony Blair ganha o segundo mandato, caso inédito no currículo do partido e na história de Inglaterra mas repetido nas eleições de 5 de maio de 2005, dando início assim ao seu terceiro mandato.

Ainda durante o seu segundo mandato, em março de 2003, Blair decide em conjunto com o presidente norte-americano atacar o Iraque. Envia tropas britânicas para um conflito (conjuntamente com os militares norte-americanos) que teve como objetivo desarmar o Iraque e depor o regime de Saddam Hussein.
A 10 de maio de 2007, Tony Blair anunciou o seu afastamento do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Tony Blair na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-21 13:46:02]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron