A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura< 1 min

Torpo e Borgund
favoritos

Na Noruega, a noroeste de Oslo, a capital, nas localidades de Torpo e Borgund, encontram-se duas curiosas igrejas em madeira (Stavekirks), heranças dos primeiros tempos do Cristianismo na região.
A igreja de Torpo, para muitos mais bonita do que a de Borgund, é hoje apenas uma reconstrução musealizada em Oslo.
Borgund, quase sem nenhuma alteração desde o século XII, pois foi construída cerca de 1150, é constituída por troncos em esquadria, cobertos de "telhas de madeira". Assemelha-se aos templos orientais, o que é visível nas salientes cornijas, esculpidas com cabeças de dragões, facto comum em ambas as arquiteturas. O interior e o exterior estão decorados com pinturas e programas escultóricos de grande valor.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Torpo e Borgund na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torpo-e-borgund [visualizado em 2026-06-04 04:51:47].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre