Torre de Almedina
Antecedendo a Porta da Barbacã da antiga cerca conimbricense, a Torre e Porta de Almedina era a grande entrada e fronteira que dividia o protegido burgo alto e a periférica parte baixa da cidade de Coimbra. A sua volumetria aparenta diversas épocas de construção, sendo inicialmente uma obra muçulmana com arcos semicirculares ultrapassados e que foram, posteriormente, modificados, e estava ainda protegida por dois avançados cubelos defensivos. No seu aparelho de alvenaria são visíveis alguns silhares da época romana. Os arcos medievais da entrada, com as suas aduelas irregulares e a abóbada interna, deverão ser obra do românico condal dos inícios do século XII. Até 1836 existiam os batentes e as grandes portas chapeadas a ferro da entrada da cidade, retiradas nessa mesma altura.
Sobre a parte externa do arco vê-se o mais antigo brasão heráldico da cidade de Coimbra, baixo-relevo do século XIII constituído pela serpente e o leão envolvendo, possivelmente, o já desaparecido cálice e a cabeça feminina coroada. Posteriormente, entre os finais do século XV e os inícios do século XVI, abriram-se três nichos, o central trilobado com a figura da Virgem com o Menino, ladeando-a o escudo de Portugal e o brasão da cidade de Coimbra. Sobre o arco medieval eleva-se a Torre de Almedina, dividida em dois pisos e aparentando o robusto aparelho de pedra. A parte superior da torre é rasgada por janelas gradeadas com colunas. Acede-se à porta ogival por uma íngreme escadaria externa de pedra. Internamente, o primeiro piso e o segundo são ligados por uma escada estreita de alvenaria. De construção anterior, foi acrescentada em 1541, de modo a estabelecer-se aí a Casa da Câmara, ficando conhecida no tempo por Torre da Relação. A partir de 1878 funcionou no local brevemente a Escola Livre das Artes do Desenho, sob a orientação de António Augusto Gonçalves. Atualmente, e após diversas intervenções de restauro e conservação, a torre alberga o Arquivo Histórico Municipal.
Partilhar
Como referenciar
Torre de Almedina na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torre-de-almedina [visualizado em 2026-07-27 16:16:38].
Outros artigos
-
AntónioAutor de banda desenhada e caricaturista (o mesmo que cartoonista ou cartunista) português, António ...
-
CoimbraAspetos geográficos Cidade situada na margem direita do rio Mondego, na província tradicional da Bei...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
VirgemConstelação e sexto signo do Zodíaco, o seu período decorre entre 23 de agosto e 22 de setembro. Con...
-
Igreja de Santa Cruz (Almodôvar)Situada na povoação de Santa Cruz, em Almodôvar, a igreja encontra-se isolada entre terrenos agrícol
-
Igreja de Santa Maria de AlmacaveA Igreja de Santa Maria de Almacave, na cidade de Lamego é um monumento do românico português do séc
-
Fortaleza de AlmeidaO primitivo castelo fronteiriço de Almeida foi obra das tropas sarracenas, que perderam esta fortale
-
Menir dos AlmendresO Menir do Monte dos Almendres, de origem neolítica e com cerca de seis mil anos, é um grande menir
-
Alminhas e ponteSupostamente datado da Idade Média, o conjunto formado pelas alminhas e ponte em Vale de Casas, no c
-
Igreja de S. Lourenço (Almansil)Anterior ao século XVIII, a Igreja de S. Lourenço, na vila algarvia de Almansil, foi totalmente remo
Partilhar
Como referenciar 
Torre de Almedina na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$torre-de-almedina [visualizado em 2026-07-27 16:16:38].