As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

toupeira
favoritos

É um mamífero insetívoro da família dos Talpídeos. É um pequeno mamífero que povoa grande parte da Europa, Ásia e América do Norte. É também designado por rato-cego. Passa a maior parte da vida sob a terra. A toupeira-comum (Talpa europea) povoa a Europa e uma grande parte do continente asiático. Muito bem adaptada ao seu mundo subterrâneo, os olhos têm pouca utilidade e encontram-se muito reduzidos. Os sentidos que a guiam são o olfato muito apurado e um agudo ouvido. O corpo da toupeira é robusto e maciço com o pescoço pouco marcado e com um focinho longo, tubular e sem pelos. O seu comprimento oscila entre os 10 e 15 centímetros a que se deve acrescentar uma cauda de 2 a 4 centímetros. O seu peso oscila entre os 50 e 75 gramas nos exemplares adultos. A cor da pelagem oscila entre o cinzento escuro e o preto. As patas dianteiras são escavadoras dotadas de longas e poderosas unhas.
Alimenta-se de minhocas, de insetos e larvas de insetos. A sua vida decorre numa ampla rede de galerias com locais para dormir, armazenar alimento e fazer o ninho. O acasalamento ocorre de março a maio, sendo o período de gestação de 30 dias, podendo ter 1 ou 2 partos por ano. De cada parto nascem de três a seis crias que são cegas e nuas. Tornam-se independentes ao fim de dois meses quando atingem a maturidade sexual.
Outras espécies de toupeira: a toupeira-cega (Talpa caeca) que vive na Suíça e norte de Itália e a toupeira-ibérica (Talpa occidentalis) que vive na Península Ibérica. Os indivíduos das duas espécies são mais pequenos que a toupeira-comum.
As toupeiras são quase cegas e estão especialmente adaptadas para escavar o solo
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – toupeira na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 13:31:29]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron