Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

2 min

Toyota
favoritos

A construtora japonesa de automóveis Toyota Motor Corporation foi fundada em 1937 por Kiichiro Toyoda, que ficou entusiasmado com a indústria automóvel depois de visitas à Europa e aos Estados Unidos da América nos anos 20.

O primeiro veículo produzido pela marca, o pequeno SA, só apareceu em 1947, após a Segunda Guerra Mundial.
Na sua empresa, Toyoda incrementou o sistema "em cima da hora", segundo o qual apenas são produzidos os artigos encomendados, evitando desperdícios. Este sistema da Toyota veio a ser seguido pela indústria automóvel no resto do mundo.
Em finais da década de 50, a Toyota iniciou a sua expansão no mundo, depois de se ter recomposto dos prejuízos causados pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Assim, em 1957 o modelo Crown começou a ser exportado para os Estados Unidos da América e em 1959 abriu no Brasil a primeira fábrica fora do Japão. Em 1963 a Toyota chegou ao mercado europeu através da Dinamarca. Ainda nesse ano chegou a Portugal graças ao importador Salvador Caetano.
Durante a década de 60 a Toyota passou a rivalizar com os fabricantes locais, muito graças ao sucesso do modelo Corolla, lançado em 1966. O nome Corolla ainda existe hoje em dia, tendo sido alvo de diversas renovações na sua extensa gama.

Toyota Supra MK4, versão lançada em 1993
Logótipo do construtor japonês Toyota
Portugal foi o primeiro país europeu a fabricar automóveis Toyota na Europa, o que aconteceu em 1971. Em 1992 foi iniciada a construção em série de automóveis e motores na Grã-Bretanha.
Até 2000, só na Europa, a Toyota vendeu dez milhões de viaturas. A marca passou a estar representada em mais de 160 países vendendo perto de seis milhões de viaturas por ano e empregando cerca de 250 mil trabalhadores. A Toyota tornou-se líder de mercado no Japão e Ásia, a marca não-americana mais vendida nos Estados Unidos da América e a marca japonesa mais vendida na Europa.

Em 1999 a Toyota apresentou o pequeno Yaris, o primeiro modelo da marca a ser concebido integralmente na Europa e que viria, no ano seguinte, a ser eleito o Carro do Ano. Depois, também a nova geração dos Corolla foi concebida no continente europeu. A marca deu assim seguimento à política de fabricar na Europa para vender na Europa.
Passado dois anos, a Toyota, depois de vários sucessos no Mundial de Ralis, fez a sua entrada na Fórmula 1, formando uma equipa de raiz, já que se responsabilizou pela construção do motor e chassis.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Toyota na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-24 21:06:18]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe